Guarda-roupa sustentável? Saiba como ter o seu, por Cristal Muniz

É muito provável que você já tenha ouvido falar ou tenha pensado em ter um guarda-roupa mais sustentável. Normalmente, a primeira imagem que vem à sua cabeça é de um armário super enxuto, com quase nada de roupa e nenhuma das que você tem hoje. Deixa eu te contar: não precisa ser assim!

E sabe de uma coisa que você pode fazer agora mesmo e sem nenhum esforço? Usar as roupas que você já tem. Use tudo o que você já encontra dentro do seu guarda-roupa e tenha só aquilo que você usa sempre. Esse é o segredo para ter um guarda-roupa que faça valer o impacto da produção das peças, viu?

A produção de roupas sempre causa algum tipo de impacto para o meio ambiente. O importante é entender qual o tamanho desse impacto e como nós podemos evitar danos maiores. Quando usamos fibras virgens, como algodão novo, por exemplo, esse impacto é muito maior do que fibra reciclada. São gastos mais litros de água, mais químicos para tingimento e tratamento da fibra e mais energia nos processos industriais. Por isso é tão importante que a indústria da moda e, é claro, nós mesmos, prestemos atenção no material e na origem do produto quando formos adicionar algo de novo no armário.