100 mil campos de futebol: esse é o tamanho da área que a Renner ajuda a conservar na Amazônia

No dia 17 de junho, comemorou-se o Dia da Proteção das Florestas. Você deve estar se perguntando por que ler sobre esse tema aqui no blog. Pois bem: além de integrar a agenda oficial da sustentabilidade, o assunto também é uma das preocupações da Renner.

Desde o ano de 2016, neutralizamos anualmente 100% das emissões de CO2 geradas pela nossa operação. Como? Compramos créditos de carbono certificados de projetos de conservação florestal, como o REDD+ Manoa, localizado em Rondônia (municípios de Cujubim, Itapoã do Oeste e Porto Velho). Desde então, os projetos apoiados pela Renner contribuíram com a conservação de mais de 100 mil hectares de floresta amazônica, o que equivale a mais de 100 mil campos de futebol. Apenas o projeto Manoa é responsável pelaconservação de 73 mil hectares de floresta.

O que isso representa na prática? Como interfere no clima, na biodiversidade? A área do projeto Manoa possui 117 espécies de flora (oito ameaçadas) e 785 de fauna (24 ameaçadas), entre elas a onça-pintada, ariranha, macaco-aranha, gato-do-mato. Por meio da compra desses créditos, ajudamos a manter a floresta em pé, contribuindo com o combate às mudanças climáticas.

Com o recurso financeiro recebido de parceiros como a Renner, o projeto apoia o desenvolvimento socioeconômico sustentável local por meio de capacitações junto aos pequenos produtores, associações e o público jovem da região. Eles aprendem técnicas de manejo para levar melhores práticas de uso e conservação da área, mostrando que a floresta pode ser rentável sem ser derrubada, com o extrativismo de borracha, óleos essenciais e frutas, por exemplo.

O desmatamento e a degradação da natureza junto às mudanças do uso do solo, que inclui agropecuária, contribuem em 24% de todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao redor do mundo. Já no Brasil, essas atividades resultaram em 71% de todas as emissões em 2017. Embora a taxa de desmatamento brasileira tenha diminuído de 2004 a 2012, esses valores voltaram a crescer nos últimos anos. Portanto, a Renner acredita que é necessário investir em alternativas como essa.

Moda e natureza podem parecer distantes num primeiro momento, mas a visão de Moda Responsável trabalha para que elas possam caminhar juntas, lado a lado. Para nós, cuidar do planeta é uma tendência que nunca sai de moda. #IssoéRe #ModaResponsável