5 dicas para cuidar de peças com fibras naturais e manter suas roupas perfeitas por muito tempo

Tão importante quanto investir em peças de qualidade (e que combinem com seu estilo, óbvio) é saber cuidar delas para que durem bastante tempo. Isso também é sobre responsabilidade na moda, sabia? Desde a maneira como você lava as peças até como guarda suas roupas, todos os cuidados são importantes para garantir a durabilidade. Quando se trata de tecidos de origem natural – como o algodão, o linho e a viscose –, só jogar a roupa na máquina (quem nunca?) pode reduzir drasticamente sua vida útil. Você acaba desperdiçando dinheiro e recursos importantes do planeta, como a água. O que, convenhamos, não é boa ideia :/

Cuidar das roupas de tecidos naturais é um bom primeiro passo para ser ainda mais responsável no dia a dia. Porque cuidar do mundo não precisa ser complicado. Para te ajudar, selecionamos 5 dicas importantes que vão fazer a diferença no seu guarda-roupas e nos cuidados com a natureza. Confira:

Siga as instruções de lavagem da etiqueta

Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam ignorando as instruções das etiquetas internas das roupas. E é exatamente ali que constam todas as informações mais precisas sobre os cuidados com o tecido e a peça. A etiqueta é obrigatória por lei e deve estar sempre à vista do consumidor. Fibras naturais requerem muita atenção às instruções, pois cada peça tem regras de cuidado. É comum que peças de linho sejam lavadas a seco, por exemplo. Então a primeira dica é nunca ignorar as orientações de lavagem da etiqueta. 😉

Essa dica serve principalmente para as peças que não precisam ser lavadas a cada uso, como os jeans e os casacos. Além delas, algumas calças, saias e vestidos podem ser usados várias vezes até que se torne necessário lavar. Aqui, é importante questionar (e mudar) o hábito de jogar no cesto de roupas sujas tudo que se veste sem antes verificar se estão realmente sujas. Caso não estejam, é só arejar o look e usar novamente!

A alta temperatura – tanto da água quanto da máquina –, impacta nas fibras e pode encolher as peças. Lembrando que as fibras naturais são delicadas e normalmente pedem lavagem a mão com água fria. Na hora da secagem, vale aproveitar o clima brasileiro para secar as roupas na sombra. Além de ser a atitude mais indicada, também economiza energia elétrica. Já imaginou suas peças lindas sendo encolhidas, danificadas ou manchadas? Então, bora ter bastante atenção!

Investir em uma boa passadeira a vapor é a chave para preservar suas roupas, principalmente as de linho. O vapor umedece a fibra e, assim, ela não é impactada pela alta temperatura do ferro. Além disso, o vapor também preserva, engoma e amacia o tecido. Se mesmo assim você optar por usar o ferro tradicional, a dica é passar a peça pelo avesso, na temperatura indicada e usando vapor.

Não adianta ter todos esses cuidados com o processo de lavagem + secagem e estragar tudo na hora de guardar as roupas! É importante limpar o armário e as gavetas periodicamente para evitar sujeira, bichos e mofo. Outra dica é deixar as portas abertas por algumas horas pelo menos uma vez ao mês, para que as roupas arejem e não fiquem mal cheirosas. As peças de viscose, linho e algodão podem ser penduradas para manter a forma e não amassar facilmente. Principalmente os vestidos, camisas e peças longas.

Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam ignorando as instruções das etiquetas internas das roupas. E é exatamente ali que constam todas as informações mais precisas sobre os cuidados com o tecido e a peça. A etiqueta é obrigatória por lei e deve estar sempre à vista do consumidor. Fibras naturais requerem muita atenção às instruções, pois cada peça tem regras de cuidado. É comum que peças de linho sejam lavadas a seco, por exemplo.

Curtiu as dicas? Agora é só colocá-las em prática para manter suas roupas perfeitas por muito tempo!