Moda, tradição e sustentabilidade: conheça nossa coleção cápsula que conta histórias por meio do bordado

Em homenagem a mulheres produtoras de algodão no interior do Brasil, seus teares e seus talentos, criamos uma coleção responsável que conta história. A partir do dia 3 de fevereiro, você encontra no site da Renner e em seis lojas pelo Brasil as peças da coleção cápsula que nasceu para honrar essa bravura e o saber ancestral que os quilombolas e indígenas preservam.

São peças produzidas com menor impacto ao meio ambiente, dando continuidade ao nosso propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os produtos são feitos a partir de algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais do norte de Minas Gerais.

A coleção cápsula é inspirada na história da comunidade local, que se apresenta nos bordados dos vestidos, macacões e blusas. Escolhemos para essas roupas cores terrosas e neutras, em referência ao contato com a terra e o cultivo do algodão. O processo de tingimento também envolve processos menos impactantes, a partir da reutilização de água das chuvas e do consumo de energia solar.

Essas produtoras de algodão, que são fornecedoras e fonte de inspiração para a Moda que Conta História, integram o projeto Tecendo Autonomia, do Instituto Lojas Renner, que transforma vidas qualificando e empoderando mulheres para a cadeia têxtil em várias regiões do Brasil e já tendo apoiado quase 1.000 projetos desde 2008. Nossa parceria com o Centro de Agricultura Alternativa e a associações de agricultoras do norte de MG, começou em 2017. O intuito é oferecer qualificação a essas comunidades para que elas possam prosperar por meio da produção agroecológica e beneficiamento da matéria-prima cultivada.

O projeto Tecendo Autonomia já beneficiou cerca de 300 famílias e, até o momento, gerou 6,5 toneladas de algodão agroecológico que foram incorporadas à cadeia produtiva da Renner, dando origem a peças menos impactantes, com qualidade e informação de moda. Antes dessa coleção cápsula, a matéria-prima vinda da região já foi usada para produzir camisetas com o lucro revertido para o movimento Todas Avançam Juntas, também do Instituto Lojas Renner.

As peças da coleção estão disponíveis no e-commerce da Renner e mais seis lojas físicas: rua Oscar Freire, Shopping Ibirapuera e Morumbi Shopping, em São Paulo; shoppings Barra Rio e Village Mall, no Rio de Janeiro; e Shopping Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Essa é mais uma iniciativa do nosso selo Re Moda Responsável, que declara o compromisso público da Renner para minimizar os impactos da nossa atividade na cadeia da moda, com processos e matérias-primas menos impactantes e estimulando a moda circular.