Alfaiataria e tênis: como combinar o melhor dos dois estilos

Combinar a elegância da alfaiataria – aquelas peças vindas do guarda-roupa social – com a casualidade do tênis é como aproveitar o melhor dos dois mundos. Com alguns truques bem fáceis é possível promover esse encontro e sair por aí pronto para encarar desde reunião de trabalho até ocasiões mais formais com conforto e estilo. Uma das primeiras dicas de aproximação entre esses dois universos é tentar deixar a alfaiataria mais leve, e o tênis, mais neutro.

Como fazer? Na alfaiataria, os tons claros tiram o ar pesado, mais formal. Já no tênis, uma das opções é apostar em modelos de uma cor só.

Tons claros

O modelo inteiro branco do look masculino é um verdadeiro curinga e dá aquela quebrada com suavidade no blazer com calça social, ainda mais porque a proposta é usar também uma gravata. Mas note que são tons claros, tem um xadrez para dar um charme no blazer, e a gravata também é clara, com uma combinação vista da mesma forma no universo casual (azul e cinza).

No feminino, o tênis é mais esportivo e pesado mas fica ótimo para dar um toque de força ao conjunto clarinho e mais delicado, que fica também mais casual por conta do tom.

Looks monocromáticos

Outra boa ideia é apostar em looks monocromáticos. A cor é um ótimo jeito de aproximar estilos e texturas diferentes, não tem erro! Os tons amarronzados mais claros, como bege e caramelo, são muito chiques. O tênis tipo iate é prático e, sem cadarço, tem um ar menos esportivo.

Tamanhos e comprimentos

Blazers oversized, em tecidos mais maleáveis, trazem o toque elegante da alfaiataria com a irreverência do casual, o que faz a ponte com o tênis. Já os blazers curtinhos, os chamados spencers, ficam ótimos com partes de baixo de cintura alta e também quebram a formalidade do social, mantendo a produção, porém, ainda elegante. O tênis de malha, sem cadarço, é o máximo do conforto e também fica bem neutro, ainda mais em uma cor combinada com o da roupa, como abaixo.

Gostou? O mais importante é ir testando, encontrando um ponto em comum entre os dois estilos, seja na cor, no teor da casualidade, até encontrar a combinação de que dá match e aproveita o melhor do esportivo com o social. Aí dá até para ousar mais, usando tênis bem esportivos, como os de corrida, ou aqueles coloridões, com blazer e camisa.