Nossas roupas são capazes de mostrar parte de quem nós somos, mas existe uma característica intrínseca que fala mais alto: o cabelo. Em especial, o cabelo crespo e cacheado. Uma história que envolve aceitação, autoestima, identidade e, principalmente, amor-próprio. O final, todos sabem: a liberdade de se encontrar consigo mesma através dos cachos. Acompanhe esse romance capilar e confira dicas para cuidar do seu cabelo!
Uma onda de aceitação
Por muitos anos, o cabelo liso teve um reinado absoluto. Na falta de produtos, visibilidade e informações sobre cuidados, manter o cabelo natural não era uma escolha e deixava de representar grande parte das mulheres. Afinal, dados mostram que 50% a 56% da população feminina do Brasil possuem cabelos que variam de ondulados a crespos.
Aos poucos, uma revolução vem acontecendo. Nos últimos anos, houve um crescimento de 232% na busca por cabelos cacheados, ultrapassando a busca por cabelos lisos. Pela primeira vez, elas têm a possibilidade de entender parte da sua história que, até então, era apagada.
A aceitação do cabelo natural é um processo, principalmente de autoconhecimento. Mexe com autoestima, tem altos e baixos e, às vezes, parece que não tem fim. Nesse caminho de transformações, o seu cabelo muda e você renasce com ele.
Um raio-x dos cachos
Cada cabelo é único e requer cuidados especiais. O primeiro passo é entender qual o formato do seu fio. Existe uma classificação a partir da curvatura deles: tipo 1, liso; tipo 2, ondulado; tipo 3, cacheado; tipo 4, crespo e tipo 5, crespíssimo. Todos eles são divididos em três subcategorias: A, B e C.
Essa curvatura também influencia na característica dos fios. Geralmente, os cabelos cacheados e crespos têm uma tendência maior ao ressecamento. Isso acontece devido ao seu formato irregular e cheio de curvas que dificulta o caminho da oleosidade natural produzida no couro cabeludo até às pontas.
Para entender melhor: cabelos do tipo 3A costumam ser menos ressecados do que os 4. O primeiro apresenta ondas mais largas, já o segundo tem mais voltas por causa dos cachos pequenos. Por isso, preste atenção: manter o cabelo saudável requer muito cuidado e, principalmente, dedicação!
Os cuidados essenciais
A hidratação precisa ser a sua companheira inseparável. Você pode fazer em casa usando máscaras de tratamento ou no salão com um profissional. Lembra quando falamos sobre dedicação? Então, se for hidratar o cabelo em casa, recomenda-se usar a máscara uma a duas vezes por semana.