Mais (e mais!) algodão responsável!

Sua peça Renner de algodão percorre um longo caminho desde o plantio até as nossas lojas, passando pelas tecelagens e pelos fornecedores de confecção. Para a gente é fundamental que este caminho seja responsável tanto no aspecto social como no ambiental. Isso faz parte do nosso manifesto de sustentabilidade publicado em 2018 e com o qual formalizamos nosso compromisso de elevar para 80% até 2021 os produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes.

No ano passado, para se ter uma ideia, mais de 12 milhões de peças foram produzidas para a Renner com o selo Re – Moda Responsável. A certificação de origem para o algodão é uma parte importante do nosso compromisso socioambiental, já que essa fibra está presente na maior parte dos produtos de vestuário da Renner.

O selo BCI (Better Cotton Initiative) é uma das iniciativas que abraçamos há dois anos para reduzir ainda mais o impacto das matérias-primas. A BCI é uma organização global sem fins lucrativos que avalia e certifica o processo produtivo do algodão, atentando para práticas como o uso eficiente da água, a saúde do solo, a manutenção do habitat e a qualidade final da fibra, além de prezar pelas relações justas de trabalho. Com sede na Suíça, eles buscam melhorar a produção mundial do algodão para quem o produz. E ainda contam com um sistema online que controla o percurso dessa matéria-prima até a chegada à confecção!

Dos 12 milhões de peças menos impactantes produzidas para a Renner no ano passado, 9,3 milhões foram com algodão certificado. Até 2021, nosso objetivo é que todo algodão usado nas nossas roupas tenha certificações reconhecidas internacionalmente – seja a BCI ou outras, como Cotton Made In Africa, CottonConnect e Cotton Australia. A Renner também abraça o selo de Algodão Brasileiro Responsável da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que trabalha fortemente aqui no País o movimento Sou de Algodão, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente na moda.

Quando a Renner investe na certificação do algodão, está levando a você roupas que respeitam as leis ambientais, as questões trabalhistas e o uso controlado de agroquímicos. Nas nossas lojas físicas e no e-commerce, você pode identificar essas peças pela tag de algodão responsável. A Renner também desenvolve projetos inovadores com outras matérias-primas, sempre pensando em ampliar para nossas clientes a oferta de produtos de qualidade e com atributos sustentáveis.

Todas essas iniciativas chegam às lojas com o selo Re – Moda Responsável, que impulsiona e dá visibilidade às nossas ações nesta área. Para a Renner, é importante praticar a sustentabilidade de forma abrangente, contemplando questões sociais, econômicas e ambientais. Acreditamos que a moda deve ser justa, consciente e responsável. Acredite com a gente e continue acompanhando nossos projetos!