Um ano de muita cultura com a Renner

A gente começa a temporada por aqui adiantando um spoiler do que o Renner Cultural, movimento que reúne todos os projetos apoiados pela marca com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, planejou para você curtir em 2022.

Continuamos apostando no poder transformador da arte, e por isso renovamos o patrocínio com quatro das mais importantes instituições culturais do Brasil: o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), ambos na capital paulista, e a Fundação Iberê e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), ambas em Porto Alegre. A grande novidade é o apoio da Renner a mais um prestigiado centro cultural do país: o Museu de Arte do Rio (MAR), na capital fluminense.

Destaque na região do Porto Maravilha, o Museu de Arte do Rio integra um corredor artístico e de lazer totalmente reurbanizado no centro da cidade. A instituição carioca possui acervo próprio, além de abrigar exposições de artistas convidados e promover programas educacionais, entre outras atividades.

Atualmente, o MAR está com três exposições em cartaz: a coletiva “Crônicas Cariocas”, “Yorùbáiano”, do artista Ayrson Heráclito, e “Imagens que Não se Conformam”, reunindo trabalhos que dialogam com itens da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Por falar em artes visuais, destacamos também a exposição “Monet à Beira d’Água”, que ficará em exibição no Rio e em São Paulo de março a setembro deste ano. A mostra, que conta com o patrocínio da Renner, apresentará 350 obras projetadas do artista francês Claude Monet (1840 – 1926).

As pinturas serão apresentadas em sequências de animações digitais 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais – cada qual enfatizando um aspecto da obra do mestre impressionista. Ocupando um espaço de 2 mil metros quadrados, a exposição exibirá projeções de trabalhos de Monet em painéis com oito metros de altura.

O teatro e a música também contarão com o apoio da Renner em 2022. A marca vai apoiar nesta temporada a montagem de “Três Mulheres Altas”, peça que estará em cartaz no Rio e em São Paulo de agosto a novembro. O humor ácido do dramaturgo norte-americano Edward Albee (1928 – 2016) chega aos palcos reunindo três gerações de atrizes brasileiras consagradas.

Por fim, embarcamos também no suingue do jazz e da música instrumental patrocinando um dos maiores festivais do gênero no país. O Festival Panela do Jazz é um evento consolidado no calendário cultural de Recife, que chega a sua quarta edição em 2022. Marcado para o dia 30 de abril no Poço da Panela, bairro histórico da capital pernambucana, o festival renderá homenagem ao grande maestro Moacir Santos (1926 – 2006).

Museus, exposições de arte, peça de teatro, festival de música – nosso ano vai ser cheio de cultura! E você é nosso convidado especial para embarcar em um 2022 de muita arte e entretenimento. Acompanhe as novidades do Renner Cultural aqui no blog e nas redes sociais. Um ótimo ano!