Um mergulho nos quadros de Monet: viva essa experiência

Você já pensou em entrar dentro de um quadro diante de uma obra-prima no museu? Imagine então como seria legal passear literalmente cercado pelas luminosas paisagens do pintor francês Claude Monet (1840 – 1926). Pois a partir do próximo dia 19 de março, você poderá experimentar no Rio de Janeiro a sensação de mergulhar em uma tela impressionista visitando a exposição imersiva “Monet à Beira d’Água”.

A mostra que tem patrocínio da Renner vai apresentar ao público uma experiência sensorial incluindo nada menos do que 285 obras do artista, projetadas em painéis com sete metros de altura em uma estrutura de mais de 2 mil metros quadrados, montada nos arredores do MAR – Museu de Arte do Rio. O destaque da exposição são as pinturas inspiradas pelas águas: Monet cresceu à beira-mar em Le Havre, cidade portuária francesa para onde se mudou aos cinco anos de idade, vendo navios de todas as partes do mundo atracarem a fim de se abastecer e seguir viagem.

Graças às projeções no chão e nas paredes dentro de uma tenda de 15 metros de altura, “Monet à Beira d’Água” vai conduzir o público em um passeio pelo universo do ícone do impressionismo cheio de luz, arte, cor, música e formas. “O espetáculo apresenta uma viagem imaginária de Monet seguindo um roteiro à beira d’água em busca de paisagens que mudam com a atmosfera, pintadas por ele nas margens de rios, mares e lagos”, explica Leo Rea Lé, diretor executivo da exposição.

As pinturas serão apresentadas em sequências de animações digitais em 2D e 3D, formando oito narrativas audiovisuais, cada qual enfatizando um aspecto da obra do mestre. Entre as principais obras de Monet presentes na exposição, estão as séries da Estação Saint-Lazare (1877), da Catedral de Rouen (1893), do Lago das Ninfeias (1895 – 1926), do Palácio de Westminster (1904) e do Grand Canal de Veneza (1908).

“Levaremos as pessoas para uma jornada através das margens do rio Sena, do Jardim de Giverny e da costa da Normandia. Sem esquecer suas viagens para Londres, Veneza, Amsterdã e Noruega”, detalha Renato Sass, diretor artístico da mostra.

Então está feito o convite: “Monet à Beira d’Água” fica em cartaz até 12 de junho no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio, nos arredores do MAR. Os ingressos você pode comprar aqui.

Curtiu a dica? Então se ligue no blog e nas nossas redes sociais para saber as novidades do Renner Cultural – movimento que reúne todos os projetos apoiados pela marca com o objetivo de ampliar o acesso à cultura.