Celebre com a Renner o poder dos museus

Para quem adora arte e cultura como nós, 18 de maio é um dia especial. É que desde 1977 comemora-se nessa data o Dia Internacional dos Museus. Quem criou essa celebração foi o ICOM – Conselho Internacional de Museus, organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a fim de incentivar a população a visitar e apreciar as instituições culturais da sua cidade. A cada ano, o ICOM escolhe um tema específico para debater nesse dia – e em 2022 o mote não poderia ser mais oportuno: “O Poder dos Museus”.

A Renner acredita no poder transformador dos museus: sempre saímos melhores depois de visitar uma exposição de arte, descobrir novas culturas ou desvendar o passado histórico. Ficamos mais informados, aguçamos nossa sensibilidade, nos sentimos mais humanos.

Nosso convite então nesse Dia Internacional dos Museus é para que você visite as instituições do movimento Renner Cultural, iniciativa que apoia as artes nas suas mais diversas formas. A gente tem o maior orgulho de patrocinar algumas das instituições culturais mais importantes do Brasil. Confira os museus e as exposições em cartaz e programe o seu passeio!

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Fundado em 1947, o Masp possui o maior acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, com mais de 11 mil obras – incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário, de diversos períodos e procedências.

Você pode conferir atualmente quatro exposições em cartaz no museu: “Volpi Popular” (panorâmica abrangendo cinco décadas da carreira do artista Alfredo Volpi), “Luiz Zerbini: A mesma história nunca é a mesma” (primeira individual do artista em um museu paulista), “Abdias Nascimento: Um artista panamericano” (maior exposição já dedicada ao artista) e “Acervo em Transformação” (mostra de longa duração que exibe algumas das principais obras do museu).

Você encontra mais informações no site oficial.

“Massacre de Haximu” (2020), de Luiz Zerbini. Reprodução do site do MASP

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

A coleção coleção do MAM – fundado em 1948 e localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo – possui mais de 5 mil obras dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

Quatro mostras podem ser visitadas atualmente: “Samson Flexor: além do moderno” (retrospectiva de um dos pioneiros da abstração no Brasil), “Ruptura e o grupo: abstração e arte concreta, 70 anos” (panorâmica sobre a produção desse importante grupo de artistas nacionais), “Retromemória” (instalação da artista Lenora de Barros criada especialmente para a sala de vidro do MAM) e “Sete décadas de exposições modernistas no MAM São Paulo” (coleção de cartazes).

Para saber mais sobre o MAM-SP, dê uma passada no site oficial.

“Retromemória”, de Lenora de Barros. Reprodução do site do MAM-SP

 

Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)

Localizado entre o centro e a zona portuária do Rio, o MAR ocupa dois prédios ligados por uma passarela suspensa, abrigando um acervo de mais de 8 mil itens museológicos.

Duas exposições estão em cartaz agora: “Coleção MAR + Enciclopédia Negra”, com obras realizadas por artistas contemporâneos para retratar personagens que tiveram suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas, e “Crônicas Cariocas”, uma coletiva com obras em que o tema é o Rio de Janeiro e seus habitantes.

Visite também o site oficial.

Exposição “Crônicas Cariocas”. Reprodução do site do MAR

 

Fundação Ibêre (Porto Alegre)

A instituição foi criada em 1995 na capital gaúcha com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo (1914 – 1994), além de abrigar exposições de artistas modernos e contemporâneos.

As mostras que podem ser visitadas atualmente são “Antes que se apague: territórios flutuantes” (individual do artista Xadalu Tupã Jekupé), “Magliani” (grande retrospectiva da carreira da artista Maria Lídia Magliani) e “Iberê e Porto Alegre – No andar do tempo” (exposição comemorativa aos 250 anos da capital gaúcha).

Mais detalhes no site oficial.

Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre)

Inaugurada em 25 de setembro de 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana ocupa um dos prédios históricos mais emblemáticos da capital gaúcha: o antigo Hotel Majestic. A instituição leva o nome de Mario Quintana (1906 – 1994), homenageando o poeta que morou nesse edifício por muitos anos, quando ainda era um hotel.

Olha só quantas exposições estão esperando lá pela sua visita: “As Mil Faces de Makunaima”, “Cidade Oculta”, “A casa do tempo”, “Cont(é)m POA”, “Anahatron” e “Mulheres em Luta”.

Confira também o site oficial.

Exposição “As Mil Faces de Makunaima”. Reprodução

Gostou das nossas dicas? Então fique de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais nas novidades do Renner Cultural.