Se você está em processo de assumir seu cabelo crespo e cacheado, é comum que o caminho da transição capilar seja repleto de dúvidas – afinal, as informações disponíveis em todos os cantos da internet são, na maioria das vezes, focadas nos fios lisos.
Por outro lado, enfrentar essa jornada oferece uma enorme recompensa ao final, a liberdade, uma vez que envolve aceitação, autoestima, identidade, empoderamento e, principalmente, amor próprio.
Para ajudar a descomplicar os cuidados com cabelos crespos e cacheados, separamos 5 dicas para seguir no dia a dia que vão ajudar a dar aquela turbinada nos cachos, além de sugestões de maus hábitos para abandonar hoje. Vem ver!
Aceitação dos cabelos crespos e cacheados durante a transição capilar
Antes de entrarmos nas dicas práticas de cuidado com os fios, vamos fazer uma reflexão importante sobre o processo de aceitação do seu cabelo natural. Quando pensamos em cabelo bonito, é comum que a primeira imagem que vem à cabeça é aquele liso e comprido. Isto mostra que a representatividade plural no Brasil ainda é um obstáculo a ser superado, já que, segundo pesquisas, mais da metade da população feminina brasileira possui cabelos que variam entre ondulados e crespos.
Devido a isso, é de se esperar que manter o cabelo natural, no caso dos crespos e cacheados, seja uma escolha difícil para muitas mulheres. Logo, o alisamento químico é uma alternativa para tentar se adequar a um padrão de beleza nada inclusivo, em vez de assumir os cabelos naturais.
Por outro lado,existe uma tendência das mulheres em saber mais sobre transição capilar – processo de abandono de químicas para privilegiar a curvatura natural dos fios. Logo, há mais informações sobre cuidados capilares, as mulheres cacheadas e crespas aprenderam a cuidar de suas madeixas.
Isso ilustra a mudança de comportamento, sobretudo entre as gerações mais novas, que buscam manter os fios naturais, repletos de história e de poder. Passar pela transição capilar é um processo gradual e que demanda autoconhecimento. Mexe com a autoestima, tem altos e baixos e, às vezes, parece não ter fim. Mas esse caminho de transformações resulta em um verdadeiro renascimento de uma mulher muito mais empoderada.
Como saber qual é o seu tipo de cabelo?
Cada cabelo é único e requer cuidados específicos. Por isso, entender qual é o seu tipo é o primeiro passo para montar uma rotina de cuidados adequada. Não tem mistério: há uma classificação que parte da curvatura e pode ser dividida em cinco tipos: 1 (liso), 2 (ondulado), 3 (cacheado), 4 (crespo) e 5 (crespíssimo). Cada tipo também se subdivide em três subcategorias: A, B e C.
Claro, essa curvatura também influencia na característica dos fios. Geralmente, os cabelos cacheados e crespos têm uma tendência maior ao ressecamento devido ao seu formato irregular e cheio de curvas que dificulta o caminho da oleosidade natural produzida no couro cabeludo até as pontas. Portanto, manter um cabelo crespo e cacheado saudável requer cuidado e dedicação.
Cabelo crespo e cacheado: 5 dicas para cuidar dos cachos
1. Elabore uma rotina de lavagem
Para obter cabelos macios e saudáveis, é preciso encontrar e implementar a rotina de lavagem certa para você. Algumas boas práticas gerais para fios crespos e cacheados incluem apostar em shampoos e condicionadores hidratantes livres de sulfatos, parabenos e petrolatos. Bem como fazer uma umectação com óleo capilar, como óleo de coco, argan ou rícino.
E, para garantir aquela definição lindíssima, faça a fitagem ou o estica e balança. A técnica de fitagem consiste em aplicar um creme finalizador em todo o cabelo após a lavagem, pegar mechas finas e penteá-las com os dedos. Antes de chegar ao final da mecha, amasse os fios em direção à raiz. Já o estica e balança é bem parecido, mas, em vez de amassar os fios, você vai pegar a mecha e balançá-la, como o próprio nome diz.