Miçangas: looks inspirados na tendência dos anos 2000

Se você foi adolescente em meados dos anos 2000, é muito provável que já tenha tirado selfies no espelho com sua câmera digital para ostentar seus acessórios de miçangas de acrílico em redes sociais já extintas. Por mais que esse item tenha caído no esquecimento por algum tempo e até mesmo considerado “cringe” por alguns, parece que a teoria de que a moda é cíclica se confirma, já que as miçangas estão in nessa temporada.

Uma das causas da popularidade revisitada desses itens é a tendência conhecida como Kidcore, estética definida por uma nostalgia da infância repleta de cores vivas, personagens de desenhos animados e acessórios totalmente “fora da casinha”. No arsenal de customizações, o que há melhor do que pulseiras e colares de miçangas para reviver a infância, não é mesmo?

Além disso, celebridades que influenciam fortemente a moda, têm exibido uma variedade de colares de miçanga em suas publicações recentes, transformando a estética Y2K (sigla inglesa que representa os anos 2000) na última tendência para ficar de olho.

Por isso, para você ficar por dentro de como incorporar esses acessórios ao seu look e até mesmo como criar suas próprias miçangas ao seu gosto, preparamos uma compilação de dicas a seguir. Confira!

Miçangas: quando surgiu essa tendência?

Quem pensa que esses acessórios surgiram pouco tempo atrás está bastante enganado. As primeiras miçangas, feitas de vidro, foram criadas há mais de 5 mil anos. Fazendo as contas, vai perceber que estamos mais próximos da Cleópatra na história do que ela estava da invenção desses adereços (está em choque?).

Acontece que a descoberta do fogo foi essencial para a invenção desse acessório feito de vidro. Evidências mostram que, na Mesopotâmia, havia um método conhecido como formação de núcleo, no qual era possível forjar esses pequenos ornamentos através da exposição do vidro ao fogo. Ah, isso tudo aconteceu por volta de 2340 a.C.

 

Look com miçangas: como combinar?

Na moda anos 90 e 2000, as cores pastel brilhantes estavam por toda a parte. Além dos adesivos, materiais de papelaria e itens escolares, os colares, pulseiras e anéis de miçangas abusavam – e abusam – dessas tonalidades. Mas, para a versão revival dos anos 2020, não é preciso se limitar ao estilo lúdico e extravagante para aderir à tendência – também é possível ter um look sóbrio e casual com um toque descontraído usando esses adereços.

Colorido e extravagante

Se você é daquelas pessoas que saem de casa para chamar a atenção mesmo e criatividade é seu sobrenome, combinar miçangas com peças igualmente coloridas e lúdicas é uma dica valiosa. 

Uma boa sugestão é pensar em qual é a cor predominante dos seus acessórios e escolher peças que tragam tonalidades complementares. Por exemplo, se a sua intenção é exibir colares e pulseiras cor-de-rosa, que tal casar com roupas vermelhas ou lilás? Por que não apostar em estampas divertidas? Com essa dica, pode ter certeza de que você não vai passar despercebida.

Para criar um look extravagante com acessórios de miçanga em um vestido laranja com estampa tropical, você pode apostar em pulseira, brinco e maxi colar de cores quentes que complementam bem e se destacam sobre o tom da peça.

 

Se a sua escolha é um conjunto de blusa cropped e shorts verdes estampados, uma gargantilha e um brinco que sigam essa paleta, mas contrastando com a cor da peça, são boas alternativas. A dica é sempre ter em mente a ideia de cores principais e secundárias na composição do seu look.

Casual e minimalista

Se, por outro lado, você quiser ter um visual cool sem abrir mão do estilo casual, pode apostar em peças de cores neutras, como branco, preto e terracota – dessa forma, os adereços de miçangas se tornam a estrela da composição. E, claro, você pode criar diversas combinações, desde um único acessório superelegante até vários ao mesmo tempo.

Para um vestido branco em alça fina, uma adição perfeita aproveita o espaço disponível nos braços. Portanto, acrescentar uma pulseira em cores azul e rosa é uma boa sugestão para dar um ar descontraído e divertido sem perder o minimalismo.

 

Para uma composição com vestido em gola alta e manga comprida, o melhor caminho é ornamentar o pescoço. Um colar em camadas em tons terrosos cai bem no look para quem não quer fugir do casual.

Já para quem quer apostar em um look curto e ajustado com coque no cabelo, por que não apostar em maxi brincos de miçangas? Elas dão aquele toque de cor que chama a atenção para o rosto.

Lembre-se: na moda, a única regra é se sentir confortável com o seu look. E uma das melhores coisas sobre o estilo Y2K é o excesso: tudo é extravagante e nada precisa combinar. Ou seja, pode se jogar nas combinações sem medo de errar!

Como fazer acessórios de miçangas?

Entra ano, sai ano, mas a tendência DIY (“faça você mesmo”) nunca sai de moda. Se o céu é o limite para as suas criações, um kit com miçangas sortidas é um bom ponto de partida. Reúna suas pedrinhas, fio elástico, tesoura e cola, e já está pronta para começar.

Meça o seu pulso para saber o tamanho do acessório a fazer. Corte seu fio com o dobro do tamanho do seu pescoço ou pulso e adicione alguns centímetros de folga. Pré-estique para garantir que o material não fique largo ao longo do tempo. Dobre o fio ao meio e comece a organizar suas miçangas na ordem que preferir. Depois que estiver satisfeita com a criação, é só dar um nó entre a ponta solta e a ponta dobrada. Pronto! Já pode ostentar sua criação.

Deu para perceber o quanto um acessório tão simples pode elevar bastante um look, não é mesmo? E, já que estamos falando nisso, que tal dar uma olhada nessas dicas