Todo consumidor fashion sabe que essa indústria gira em torno de pautar as tendências do momento. Conforme o mundo da moda foi evoluindo, a lógica de produção em massa fez com que esse ciclo se tornasse cada vez mais curto – ou seja, aprendemos a consumir e descartar com mais frequência a cada ano. Dessa problemática, nasceu a necessidade de falar de moda responsável.
Datas como o Dia da Sobrecarga da Terra denunciam que, a cada ano, estamos esgotando mais precocemente os recursos naturais para além da regeneração do planeta. Isto ressalta a importância de repensar a moda pelo futuro do planeta, de modo que o consumidor consciente entenda mais sobre os impactos das matérias-primas no meio ambiente.
De olho nos debates sobre o consumo consciente, a Renner produz diversas iniciativas de sustentabilidade – somos a única varejista de moda brasileira a fazer parte do Sustainability Yearbook, que reúne empresas com práticas sustentáveis, por cinco anos consecutivos.
Se você já passeou por qualquer uma de nossas lojas, pode ter notado o Selo Re – Moda Responsável em peças, mas pode ser que não tenha entendido do que se trata. É uma forma de identificar nossas iniciativas de sustentabilidade, desde produtos feitos com matérias-primas e/ou processos menos impactantes para o planeta. Outra iniciativa responsável é o Ecoestilo, que dá um destino ambientalmente correto para roupas, embalagens e frascos de itens diversos.
Aqui, listamos alguns dos diferenciais da Renner para promover uma mudança mais positiva no meio ambiente e na indústria da moda a partir da escolha responsável de 5 matérias-primas. Você também vai entender por que esses materiais são mais sustentáveis. Vem dar uma olhada!
5 matérias-primas mais sustentáveis usadas pela Renner
Algodão responsável
“Como assim o algodão pode ser ruim para o meio ambiente? É uma fibra natural!”. Embora esse pareça um pensamento intuitivo, a realidade é muito mais complexa, já que seu cultivo envolve o uso de agrotóxicos, que contaminam a água e o solo, bem como alta quantidade de água. Tendo isso em vista, temos como objetivo aumentar continuamente o uso de algodão responsável em nossas coleções.
A diferença? Ele é cultivado de forma mais sustentável, preservando o solo e a água e proporcionando condições de trabalho seguras pensadas no bem-estar dos agricultores.