Moda responsável Renner: 5 matérias-primas que fazem a diferença

Todo consumidor fashion sabe que essa indústria gira em torno de pautar as tendências do momento. Conforme o mundo da moda foi evoluindo, a lógica de produção em massa fez com que esse ciclo se tornasse cada vez mais curto – ou seja, aprendemos a consumir e descartar com mais frequência a cada ano. Dessa problemática, nasceu a necessidade de falar de moda responsável.

Datas como o Dia da Sobrecarga da Terra denunciam que, a cada ano, estamos esgotando mais precocemente os recursos naturais para além da regeneração do planeta. Isto ressalta a importância de repensar a moda pelo futuro do planeta, de modo que o consumidor consciente entenda mais sobre os impactos das matérias-primas no meio ambiente.

De olho nos debates sobre o consumo consciente, a Renner produz diversas iniciativas de sustentabilidade – somos a única varejista de moda brasileira a fazer parte do Sustainability Yearbook, que reúne empresas com práticas sustentáveis, por cinco anos consecutivos. 

Se você já passeou por qualquer uma de nossas lojas, pode ter notado o Selo Re – Moda Responsável em peças, mas pode ser que não tenha entendido do que se trata. É uma forma de identificar nossas iniciativas de sustentabilidade, desde produtos feitos com matérias-primas e/ou processos menos impactantes para o planeta. Outra iniciativa responsável é o Ecoestilo, que dá um destino ambientalmente correto para roupas, embalagens e frascos de itens diversos.

Aqui, listamos alguns dos diferenciais da Renner para promover uma mudança mais positiva no meio ambiente e na indústria da moda a partir da escolha responsável de 5 matérias-primas. Você também vai entender por que esses materiais são mais sustentáveis. Vem dar uma olhada!

5 matérias-primas mais sustentáveis usadas pela Renner

  • Algodão responsável

“Como assim o algodão pode ser ruim para o meio ambiente? É uma fibra natural!”. Embora esse pareça um pensamento intuitivo, a realidade é muito mais complexa, já que seu cultivo envolve o uso de agrotóxicos, que contaminam a água e o solo, bem como alta quantidade de água. Tendo isso em vista, temos como objetivo aumentar continuamente o uso de algodão responsável em nossas coleções. 

A diferença? Ele é cultivado de forma mais sustentável, preservando o solo e a água e proporcionando condições de trabalho seguras pensadas no bem-estar dos agricultores.

Consideramos como algodão responsável todo material certificado pela Better Cotton Initiative (BCI) ou pelo Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Assim,  orgânico, agroecológico ou reciclado.

Ah, e vale ressaltar a diferença entre cada um desses tipos. O algodão orgânico é aquele cultivado sem uso de produtos químicos sintéticos, como fertilizantes, agrotóxicos e adubos químicos, por exemplo. O agroecológico, além de tudo isso, também tem o cuidado com uso da água e no manejo do solo, e é produzido por agricultura familiar. Já o reciclado é obtido a partir da desfibragem de roupas usadas, sobras e resíduos têxteis. 

  • Viscose responsável

Quem gosta de roupas que proporcionam estrutura e fluidez ao mesmo tempo, com certeza, tem alguma peça de viscose no guarda-roupa. Esse material é uma fibra artificial produzida a partir da celulose, um substrato vegetal. 

Apesar da origem natural da viscose, é comum que os processos envolvidos no cultivo e na fabricação dessa matéria-prima não sejam realizados de forma responsável, levando em consideração seus impactos ambientais.

Para mudar essa realidade, fomentamos em nossa cadeia de fornecimento práticas de compra de viscose que não tenha origem em florestas nativas ameaçadas de desmatamento.

 

  • Liocel e modal

O liocel e o modal são fibras artificiais de origem renovável, obtidas através da transformação da celulose, e que adota processos mais eficientes de utilização dos recursos naturais, com uso reduzido de substâncias químicas.

Sendo uma fibra de origem celulósica, também fomentamos em nossa cadeia de fornecimento práticas de compra que não tenham origem em florestas nativas ameaçadas de desmatamento.

  • Poliamida biodegradável e reciclada

Roupas de banho, fitness e íntimas normalmente são feitas de materiais pouco sustentáveis. Além de este material não se decompor naturalmente, requer energia, água e produtos químicos para sua fabricação.

Na Renner, utilizamos as versões biodegradável e reciclada desse material. A primeira permite que as roupas se decomponham em 3 anos quando têm destinações ambientalmente corretas. Já a segunda é feita a partir do reaproveitamento de tecidos de descarte.

Curtiu essa masterclass sobre sustentabilidade e materiais têxteis? Que tal continuar aprendendo mais sobre o tema conhecendo tudo sobre o Dia Mundial do Meio ambiente?