Sofre de ansiedade? 5 estratégias da Luanda Vieira para driblá-la

Começo este texto após alguns minutos na bicicleta ergométrica. Dois burnouts depois, entendi que incluir o exercício de vez na rotina (foram muitas tentativas antes) é uma das melhores coisas para desacelerar a minha cabeça inquieta. A outra é dividir com quem me acompanha nas redes sociais a saga contra a ansiedade. Descobri que a vulnerabilidade e a transparência também eram hábitos que me tiravam a angústia. Simplesmente falar. Na terapia, em casa, com os amigos e seguidores.

Criei a tag #XôAnsiedade para continuar descobrindo formas de lidar com os altos e baixos da mente e a seguir divido as principais com vocês.

1. FOCO NO PRESENTE

Uma das coisas mais difíceis para a minha ansiedade. Por aqui, vivo com a cabeça no futuro, no que quero conquistar, no “será que eu consigo?”, na insegurança. Foi na leitura que eu encontrei a minha âncora no agora. Sempre gostei de ler, mas hoje tenho uma sensação ainda mais especial por conseguir associar este momento ao autocuidado. É um dos poucos em que eu foco no presente.

2. A VIDA CERCADA DE VERDE

Algumas pesquisas, principalmente no início da pandemia, em 2020, apontavam as plantas como uma das maiores aliadas contra a ansiedade e a depressão. Passei a cultivá-las em casa e comprovei que sim. Depois disso, destinos cercados de verde, como Foz do Iguaçu, por exemplo, passaram a ser os meus preferidos para descansar. É impressionante como a respiração muda automaticamente.

3. UM NOVO PRATO

Com a ajuda da minha nutricionista, passei a evitar alimentos e bebidas que pudessem causar ansiedade, como sucos industrializados, óleos vegetais e açúcar. O café, por exemplo, consegui eliminar de vez e já estou há 1 ano e 3 meses sem tomar. No meio do caminho acabei percebendo que eu nem gostava, era mais pelo hábito.

4. AH, OS EXERCÍCIOS! (leia em tom apaixonado)

Sei que o balé não está na categoria “atividade física”, mas desde que parei de dançar, há uns 12 anos, demorei para encontrar algo para tirar o meu corpo do sedentarismo que eu realmente gostasse. A crise de ansiedade virou esta chave na minha cabeça porque desde o começo eu entendi que gastar energia diminuía os meus sintomas. Então, hoje testo de tudo: caminhada, spinning, tênis e até aula de dança na sala de casa (têm algumas aulas ótimas na internet, como o “Tara’s body”).

5. MEU QUERIDO DIÁRIO

Que não é exatamente um diário, mas uma newsletter, a “Vamos falar de amor?”. Ali trago temas como moda, beleza e bem-estar a partir do meu olhar pra vida e, quase sempre, com um recorte racial baseado na minha experiência. Apesar de ganhar a vida escrevendo, esse momento é quando consigo colocar pra fora coisas que não pude falar. Ajuda tanto.