Dia das crianças: dicas de brincadeiras para celebrar a data

No mês do dia das crianças, o blog Estilo Renner traz como colunistas duas comunicadoras especialistas no assunto: Patrícia Marinho, publicitária, mãe de duas meninas, a Carol e a Gabi; e Patricia Camargo, jornalista, mãe do Henrique, da Sofia e da Larissa. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, plataforma de parentalidade brincante que inspira as famílias a transformar momentos do dia em tempo de qualidade com os filhos. A missão delas? Dar dicas de atitudes e brincadeiras que desenvolvem as crianças, fortalecem os vínculos e tornam mais leve o trabalho de educar os filhos. É com vocês, Patricias!

Por que brincar

No Tempojunto a gente adora bater papo e ouvir o que as pessoas que nos acompanham pensam sobre brincar com as crianças. Tem os que brincam muito, gostam e querem novidades “diferentonas” para propor às crianças; tem os que brincam e precisam de uma ajudinha para ter ideias e não ficar no vácuo ou dependendo só dos celulares. E tem os que se entristecem porque acham que não gostam de brincar.

Viu que escrevemos “acham”? Pois é. Porque ninguém precisa ficar triste. De uma coisa temos certeza: brincar é para todo mundo. O que acontece é que talvez essas pessoas ainda não tenham identificado o seu estilo de brincar. Daí fica difícil gostar. Vamos combinar que não é porque viramos pai, mãe, madrasta, padrasto, tio, tia, avô ou avó que precisamos nos tornar recreadores 24 horas.

Entretanto, é importante saber que a brincadeira faz parte da natureza humana e é fundamental para as crianças. E para os adultos também! Brincar faz bem. E se qualquer um der a chance para a brincadeira acontecer, ela vai fortalecer os vínculos entre a família toda. Sem contar que o seu estilo de brincar e é uma chave de ouro para entender as crianças.

Mas como encontrar o estilo de brincar que mais combina com minha personalidade?

Um passo importante é reconhecer que existem diferentes jeitos de brincar. Podemos ter um, dois ou todos eles juntos e misturados. E eles podem até variar conforme seu humor, ou o momento de vida em que você esteja. Outra coisa é saber que tem muita coisa em você que é brincadeira, mesmo que você não reconheça como tal.

Para ajudar um pouco mais, pegamos emprestada uma classificação de 8 estilos de brincar diferentes. Quem primeiro fez esta divisão foi o psiquiatra americano, Dr. Stuart Brown. Ele é um pesquisador que dedicou sua vida para estudar o brincar e seus benefícios para os seres humanos.

Cada estilo representa a principal maneira que uma personalidade gosta de se divertir, especialmente depois de adultos. Elas refletem nossas preferências e nos ajudam a ampliar nossa visão sobre o que é o brincar e como podemos inserir mais brincadeiras na vida.

8 estilos de brincar

Pastelão

É a personalidade que é a alegria da festa, o palhaço da turma. Tem sempre uma piada pronta ou algum tipo de palhaçada que faz todo mundo rir. Quando está com crianças, não tem medo de parecer ridícula.

Brincadeiras que funcionam: contar piadas, jogo de mímica, brincadeiras de charada

Cinestésico

É o jeito de brincar da personalidade que adora estar em movimento. Precisa andar para ter boas ideias. Gosta de testar os limites do corpo e alcançar novos resultados. Move-se pelo prazer do movimento e não para competir.

Brincadeiras que funcionam: dança, pega-pega, morto-vivo, circuito de movimento

Explorador

Adora conhecer novos lugares e pessoas. Vive aventuras no mundo real e gosta de descobrir novos gostos, sabores e músicas. Diverte-se quando faz experiências ou aprende novos pontos de vista.

Brincadeiras que funcionam: caça ao tesouro, experimentos de ciências, pegadinhas de raciocínio

Competitivo

É a personalidade de quem gosta de vencer. Quer sempre dar o seu melhor e obter novas conquistas. Sabe seguir regras e ser reconhecido pelo sucesso. Quem se identifica com esta personalidade pode preferir ora os jogos coletivos, ora competir contra o tempo ou seu próprio resultado.

Brincadeiras que funcionam: jogos de competição, desafios, gincana, videogames

Diretor

É aquela personalidade que gosta de planejar e executar eventos e organizar coisas e situações. Ama liderar, independente da circunstância. Para aqueles que se identificam, o mundo é um grande palco.

Brincadeiras que funcionam: banca para vender produtos, escolinha, cantinhos de brincar

Colecionador

Este tipo de personalidade gosta de montar coleções, sozinho ou em grupo. O colecionador se diverte enquanto procura seus objetos ou experiências preferidas. Moedas, cartões postais, figurinhas, vinhos, filmes, viagens, tudo isso pode ser colecionado.

Brincadeiras que funcionam: álbuns de figurinha, criar um clubinho

Criador

Para a personalidade tipo criador a felicidade está em fazer coisas. Em geral, quem se enxerga nesta personalidade é aberto a experimentar diferentes manifestações artísticas: pintura, escultura, marcenaria, fotografia. Gosta de colocar a mão na massa e dar vida a conceitos ou ideias.

Brincadeiras que funcionam: atividades de artes, jogos de construção, blocos de montar, brincar com sucata

Contador de Histórias

Essa é personalidade de todo mundo que ama imaginar e construir mundos, histórias e narrativas. São pessoas capazes de entrar em outros mundos quando leem ou veem filmes.

Brincadeiras que funcionam: faz de conta, inventar histórias e personagens, jogos orais

Hora de brincar!

E aí, em qual destes estilos de brincar você se encaixa? Pense nos seus hobbies atuais e no que mais gostava de brincar na infância! Se você se identificou com mais de uma, não tem problema! Explore tudo.

Identifique os seus jeitos de brincar preferido para se conectar com a criança que tem dentro de você e para brincar com os pequenos que fazem parte da sua vida.

Quando você tiver um momento divertido, engajador, e com aquele gosto de “quero mais!”, acredite: você estará brincando, mesmo que não pareça!