ModaComVerso: na Renner, seu estilo é mais sustentável

Você já parou para pensar que cada uma das suas roupas vai além do estilo e da tendência, seja ela clássica ou fashionista? As peças contam uma história antes mesmo de chegar às araras das lojas ou às vitrines virtuais —se a produção de matéria-prima teve um impacto positivo no meio ambiente, quem trabalhou criando a matéria-prima, quem desenhou, quem fez as estampas, quem confeccionou suas roupas… Tudo isso conta e faz a diferença no mundo e na vida das pessoas.

Usar peças menos impactantes é um sinal de consciência, e a moda mais sustentável é mais acessível do que você imagina. Inclusive, esse é um dos objetivos do movimento ModaComVerso. Na prática, isso quer dizer que cada roupa que você compra na Renner é feita de forma ética e mais sustentável. 

Mas chega de spoiler, entenda melhor o que é o ModaComVerso!

O que é o movimento ModaComVerso?

O ModaComVerso é um movimento criado para promover a moda socialmente responsável no Brasil a partir do estímulo a uma cadeia de valor ética, humana e transparente.

O movimento começou em 2021, como uma resposta a favor do trabalho digno na cadeia produtora de artigos de moda. A cada ano está sendo aprimorado e ganhando mais peso.

Liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira de Varejo Têxtil), o movimento é comprometido com boas práticas trabalhistas, combatendo as situações de trabalho infantil, análogas à escravidão e também num esforço para reduzir a informalidade no setor. Mas vai além, como você confere na sequência.

Conheça os objetivos do ModaComVerso

O movimento ModaComVerso reúne diversos varejistas do setor de moda — a Renner é uma das grandes parceiras —, todos comprometidos em fazer uma moda transparente e honesta, sem exploração de recursos ou mão de obra. Dentre os principais objetivos estão:

 

  • Estar em dia com as boas práticas trabalhistas para não só evitar, mas combater o trabalho infantil e análogo à escravidão.
  • Redução da informalidade, ou seja, pessoas sem registro e com condições precárias de trabalho.
  • Dar mais destaque às marcas que fazem a diferença na moda (tipo a Renner!).
  • Conscientização dos consumidores na hora de comprar, moda menos impactante é o que há, não acha?
  • Conferir a origem dos produtos e priorizar fornecedores brasileiros pra que a gente atinja padrões globais de responsabilidade social.
  • Ter mais conversas com fornecedores para expandir a produção de matéria-prima sustentável, como já acontece com o algodão e a viscose responsável, usadas pela Renner.

Renner + ModaComVerso: o significado da parceria

Na prática, o que significa comprar suas roupas e seus acessórios na Renner? Fácil de responder: a cada peça que você escolher, seja online ou numa loja física da Renner, saiba que elas respeitam uma forma mais sustentável de produção.

Ou seja, são peças que fomentam a indústria nacional de maneira honesta, sem trabalho infantil, análogo à escravidão ou que contam com estrangeiros de forma irregular. Além do mais, são produzidas a partir de matéria-prima mais responsável .

A Renner, por exemplo, prima que todos os seus  fornecedores sejam certificados pelo Programa da ABVTEX. Moral da história? Trabalhamos respeitando uma série de condições e requisitos sociais e ambientais.

Como fala o Manifesto do ModaComVerso, “da matéria-prima à venda na loja, são muitas mãos e impactos envolvidos na produção de uma roupa. (…) Enxergar por detrás de uma peça é reconhecer as pessoas e as etapas envolvidas na produção dela. E valorizá-las”.

Para sua tranquilidade, a Renner valoriza cada matéria-prima e pessoa envolvida no processo de produção das nossas peças. E já que estamos falando de sustentabilidade, vem conhecer 5 matérias-primas da Renner que fazem super a diferença!