Rotina de autocuidado: 4 práticas para cuidar de si

Seja qual for o seu cotidiano, procurar formas de se sentir bem e relaxar é uma experiência compartilhada. Especialmente depois de uma sequência de dias tensos no trabalho, nada é mais relaxante para o corpo e a mente do que uma boa rotina de autocuidado

Por outro lado, embora as maneiras de buscar a sensação de bem-estar e viver melhor sejam diversas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais atividades são eficazes para melhorar as saúdes física e mental.

Se você ainda não tem certeza de como melhorar a sua qualidade de vida e está procurando diferentes ideias para cuidar de si, temos uma boa notícia: preparamos uma lista com 4 atividades simples que vão dar uma reviravolta positiva no seu dia a dia. Preparada para se aventurar pela rotina com muito mais ânimo? Então confira nossas dicas a seguir!

Rotina de autocuidado: 4 dicas para ter mais qualidade de vida

1. Skincare

Quando o assunto é criar uma rotina de autocuidado, algumas práticas, como o skincare, viraram sinônimo de cuidar de si. De fato, as pessoas estão cada vez mais interessadas em manter uma aparência saudável – especialmente durante o inverno. Mesmo quem ainda não domina essa atividade pode perceber resultados incríveis com um kit simples e seguindo um passo a passo para iniciantes.

Mas, muito além de aplicar produtos na pele, um ritual de autocuidado é sobre dar significado a estas práticas e combiná-las com outras que gerem uma sensação de relaxamento e descanso, como aromatizar o banheiro e tomar um banho relaxante antes da rotina de skincare.

2. Praticar atividades físicas

Outro método de autocuidado que tem tudo a ver com o sono é fazer atividades físicas. Além de ajudar a dormir melhor, o exercício estimula a produção de substâncias químicas do cérebro que fazem você se sentir mais feliz e relaxado, proporcionando uma elevação emocional e reduzindo o estresse. Se exercitar dá aquele impulso no bem-estar e pode ser especialmente eficaz para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade – da caminhada leve aos exercícios de alta intensidade.

3. Dormir bem

Não dá para falar em autocuidado morrendo de sono, não é mesmo? Mas, afinal, por que dormir bem é tão importante? Pois é uma parte vital da nossa saúde e bem-estar. Você pode não perceber, mas a quantidade e a qualidade do sono diárias podem afetar sua qualidade de vida em muitos aspectos, como o sistema imunológico, a regulação do peso corporal, a função cardiovascular, o humor e a memória. Ah! Especialistas afirmam que uma pessoa adulta deve dormir entre 7 e 9 horas por dia.

Além de um ambiente de baixa luminosidade e livre de ruídos, para dormir bem, também faz diferença vestir roupas confortáveis – e os pijamas cumprem esse papel como nenhuma outra peça. O melhor de tudo? Até mesmo na hora da soneca, é possível exibir todo o seu estilo escolhendo entre os modelos de pijama americano, short doll ou longo, sejam de cores sólidas e estampadas.

4. Fazer atividades que você gosta

Por fim, mas não menos importante, tomar um momento para si e curtir atividades do seu agrado é uma das formas mais eficientes (e prazerosas) de autocuidado. Afinal, fazer algo divertido ou do nosso interesse é uma das formas mais fáceis de estimular a sensação de bem-estar no nosso cérebro.

Portanto, que tal reservar um tempo para si e maratonar aquela série, ouvir aquela playlist, preparar aquelas receitas anotadas, se reunir com seus amigos ou qualquer outra escolha que faça você se sentir bem?

Pronta para dar um “up” no seu dia a dia com essas dicas para uma rotina de autocuidado? Aproveite para conferir nosso guia de como criar seu próprio ritual de bem-estar.