Roupas sem gênero: veja dicas de como usar e saiba mais

Uma moda fluída, com peças que podem ser usadas por qualquer pessoa e que não é pautada pela ideia de feminino ou masculino: é esse o objetivo do movimento genderless das roupas sem gênero, que se torna cada vez mais popular e atual, presente das passarelas ao dia a dia.

Muito mais do que uma tendência, a moda sem gênero é uma libertação de normas ultrapassadas e uma forma de enxergar as roupas como expressão da personalidade de quem veste e não de seu gênero.

Quer ficar por dentro do que a moda genderless significa e quais são algumas das suas peças-chave? Nesse post, nós vamos te contar!

A moda nem sempre teve gênero

Se olharmos para a história da moda, descobriremos que a roupa nem sempre foi dividida em masculina e feminina. É só a partir do fim do século XVIII, com o surgimento de uma sociedade moderna e burguesa, que iniciou-se o processo de dividir os papéis sociais de homens e mulheres.

O vestuário foi uma das formas mais diretas de demarcar e ilustrar essa divisão binária dos gêneros, com as modas masculina e feminina tornando-se opostas em termos de cores, modelagens e estampas.

Enquanto as peças femininas traziam cores, fantasia e eram marcadas pelas tendências, as roupas masculinas se tornaram sóbrias e funcionais, praticamente inalteradas com o passar dos séculos.

Quando surgiu a moda sem gênero?

Foram muitas as transformações sociais necessárias para que a moda se tornasse mais aberta, com roupas unissex ou sem gênero. Dos dândis – homens que questionaram os padrões da época propondo uma nova noção de elegância – ao queer, passando por ícones andrógenos da música, do cinema e da moda, as contraculturas foram grandes agentes da moda sem gênero, que hoje ganha cada vez mais adeptos.

A emancipação feminina, que passa a acontecer de forma mais significativa a partir dos anos 1920, é outro ponto fundamental para o estabelecimento de uma moda genderless. Ao entrarem no mercado de trabalho ou terem uma vida mais ativa fora de casa, as mulheres passaram a se apropriar de diversas peças do armário masculino, como as calças e os blazeres, comprovando que é mais do que possível a existência de roupas sem gênero, com peças que podem ser usadas por qualquer pessoa.

Como usar roupas sem gênero?

Com novas gerações interessadas cada vez menos em rótulos e em mais liberdade, além de um maior compartilhamento de informações e vivências, é cada vez mais senso comum que a moda não tem gênero. Nesse cenário, roupas sem gênero despontam como um dos principais caminhos para que cada um encontre uma forma de expressar a si mesmo, sem regras pré-estabelecidas.

Quer apostar em um look com roupa agênero? Aqui vão algumas das peças-chave e combinações para apostar!

Camisa oversized + bermuda

 

 

Peças de modelagens amplas, que ficam soltinhas no corpo, são uma das formas mais certeiras e fáceis de apostar na moda genderless. Além de estilosos, esses itens são sinônimo de conforto, já que deixam o corpo livre para se movimentar.

A dica para um look de verão cheio de personalidade é combinar a camisa oversized, versão repaginada da clássica camisa branca, a uma bermuda básica e sandália. Já a bolsa transversal em tom cítrico atualiza a mistura com o melhor das tendências da temporada. O resultado é um visual minimalista chic, para usar sem moderação!

Conjunto estampado + tênis

Uma das dicas fundamentais para apostar em roupa sem gênero é se perguntar o que você gostaria de vestir. Não existem regras do que pode ou não pode, muito pelo contrário: a ideia é usar as roupas de um jeito mais divertido, como forma de transmitir a sua personalidade!

Desejo absoluto da primavera-verão 2022, os conjuntos estampados deixam os visuais agênero mais urbanos, alegres e fashionistas. Para uma pitada extra de informação de moda, aposte em um mix de estampas entre o look e a bolsa, enquanto o tênis branco finaliza a mistura equilibrando o visual maximalista com perfeição.

Moletom

Confortável, esportivo e super casual, o moletom é um daqueles materiais curingas, para ter sempre no armário. Do look de aeroporto ao dia em que você não faz ideia do que vestir, o conjunto de moletom é aquela alternativa à prova de erros.

O primeiro truque de estilo para deixar o look de moletom mais estiloso é apostar em um visual monocromático, com todas as peças da mesma cor. Depois, é só trazer a bolsa baguete transversal, hit do street style, e um óculos de sol de atitude para um visual cool nos mínimos detalhes.

Macacão + coturno

Versátil e despojado, o macacão jeans é uma ótima pedida para aderir à moda sem gênero com muito estilo. Para deixar a peça ser a protagonista do look, combine-a a uma camiseta neutra e a um coturno – bota utilitária de essência rocker que faz bonito em todos os armários.

Em um flerte direto com o estilo esportivo – que de tendência se tornou um clássico da moda – o boné e a mochila desestruturada complementam um visual para curtir o fim de semana, fazer compras ou curtir um cineminha na sua própria companhia.

Curtiu as dicas de usar roupas sem gênero? Então nós temos mais uma sugestão: conhecer todas as tendências da próxima estação que marcaram o desfile da nossa coleção Primavera-Verão 2022. Um spoiler? Os seus looks vão ficar ainda mais especiais!