Uma moda fluída, com peças que podem ser usadas por qualquer pessoa e que não é pautada pela ideia de feminino ou masculino: é esse o objetivo do movimento genderless das roupas sem gênero, que se torna cada vez mais popular e atual, presente das passarelas ao dia a dia.
Muito mais do que uma tendência, a moda sem gênero é uma libertação de normas ultrapassadas e uma forma de enxergar as roupas como expressão da personalidade de quem veste e não de seu gênero.
Quer ficar por dentro do que a moda genderless significa e quais são algumas das suas peças-chave? Nesse post, nós vamos te contar!
A moda nem sempre teve gênero
Se olharmos para a história da moda, descobriremos que a roupa nem sempre foi dividida em masculina e feminina. É só a partir do fim do século XVIII, com o surgimento de uma sociedade moderna e burguesa, que iniciou-se o processo de dividir os papéis sociais de homens e mulheres.
O vestuário foi uma das formas mais diretas de demarcar e ilustrar essa divisão binária dos gêneros, com as modas masculina e feminina tornando-se opostas em termos de cores, modelagens e estampas.
Enquanto as peças femininas traziam cores, fantasia e eram marcadas pelas tendências, as roupas masculinas se tornaram sóbrias e funcionais, praticamente inalteradas com o passar dos séculos.
Quando surgiu a moda sem gênero?
Foram muitas as transformações sociais necessárias para que a moda se tornasse mais aberta, com roupas unissex ou sem gênero. Dos dândis – homens que questionaram os padrões da época propondo uma nova noção de elegância – ao queer, passando por ícones andrógenos da música, do cinema e da moda, as contraculturas foram grandes agentes da moda sem gênero, que hoje ganha cada vez mais adeptos.
A emancipação feminina, que passa a acontecer de forma mais significativa a partir dos anos 1920, é outro ponto fundamental para o estabelecimento de uma moda genderless. Ao entrarem no mercado de trabalho ou terem uma vida mais ativa fora de casa, as mulheres passaram a se apropriar de diversas peças do armário masculino, como as calças e os blazeres, comprovando que é mais do que possível a existência de roupas sem gênero, com peças que podem ser usadas por qualquer pessoa.
Como usar roupas sem gênero?
Com novas gerações interessadas cada vez menos em rótulos e em mais liberdade, além de um maior compartilhamento de informações e vivências, é cada vez mais senso comum que a moda não tem gênero. Nesse cenário, roupas sem gênero despontam como um dos principais caminhos para que cada um encontre uma forma de expressar a si mesmo, sem regras pré-estabelecidas.
Quer apostar em um look com roupa agênero? Aqui vão algumas das peças-chave e combinações para apostar!
Camisa oversized + bermuda