Se você curte tendências de acessórios, pode ter pensado, há algum tempo, que a tendência do bucket hat (que na tradução literal do inglês seria chapéu balde ou pescador) se resumiria aos meses de verão. No entanto, olhando para o que está em alta na moda, esse é um estilo de chapéu que não vai sair de estilo tão cedo – e está se reinventando a cada temporada.
Esse acessório, que ganhou seu primeiro pico de popularidade há cerca de 40 anos, foi atualizado para se adequar às demandas do momento, com texturas e cores mais diversas, ganhando o coração de várias it girls e personalidades da moda.
Então, mesmo que você tenha deixado essa tendência passar despercebida nos últimos meses, ainda dá tempo de se apaixonar e incorporar o bucket hat no seu repertório do dia a dia. Para você se inspirar, mostramos, em 3 combinações, que esse item é versátil e eleva qualquer look. Continue lendo para saber mais!
O que é o bucket hat?
Apesar do aumento da popularidade do bucket hat nos últimos anos, este chapéu foi criado por volta de 1900, era usado por pescadores e agricultores irlandeses e servia para proteger do sol e da chuva. Porém, foi só na década de 1960 que esse item ganhou o nome que utilizamos hoje.
Originalmente criado como uma peça durável para pescadores há mais de 100 anos, o bucket hat se tornou um sucesso na moda masculina de cantores de hip-hop e skatistas nos anos 90 e 2000 , recebendo este nome por seu formato diferentão, que se assemelha a um balde de cabeça para baixo.
Por que o bucket hat virou tendência novamente?
Com o sucesso estrondoso do hip-hop e do rap na década de 1980, o chapéu bucket experimentou grande popularidade e expandiu seus horizontes no mercado consumidor, especialmente na moda street style. Segundo o Google Trends, em 2020, houve um grande aumento na procura por esse estilo de chapéu, que se tornou uma tendência. Mas, afinal, por que estamos revivendo essa peça icônica?
Existem diferentes razões para o ressurgimento do bucket hat. O primeiro, é claro, tem a ver com a ascensão da estética dos anos 90 e Y2K, além da popularização do movimento Kidcore, que trouxe de volta alguns acessórios, como as miçangas.
O uso desse modelo de chapéu por diversas celebridades consideradas ícones de estilo para a geração Z, como atrizes e cantores de k-pop, também contribuiu fortemente para o retorno da peça, que não tem data prevista para sair de moda.
Looks com bucket hat para mulheres: 3 combinações diferentes para você se inspirar
Agora que você já sabe o que é e como surgiu esse estilo de chapéu, chegou a hora de conhecer algumas formas de incorporá-lo ao seu guarda-roupa. O melhor de tudo é que esse item é versátil e funciona em propostas bem distintas, dos looks básicos aos mais fashionistas Quer algumas sugestões? Então confira nossa lista de 3 combinações com chapéu bucket.
1. Look com bucket hat para escritório
Já ouviu falar no estilo business casual? Essa tendência combina elementos da moda casual com peças que têm uma pegada corporativa, criando um meio termo fashionista e formal ao mesmo tempo. Ah, e se você pensava que o chapéu bucket não tinha nada a ver com propostas sociais, pode se surpreender com essa composição.
Em cores neutras, a combinação de camisa e calça cenoura com sapato scarpin ornam perfeitamente com um bucket hat, que dá aquele toque mais despojado para essa combinação bem tradicional do escritório.