Como lavar roupa: como preservar a durabilidade das peças

Não há dúvida de que vestir roupas limpas e cheirosas dá uma sensação agradável, mas obter esse resultado pode parecer um desafio até mesmo para as pessoas mais familiarizadas com a máquina de lavar. Como existem muitas variáveis envolvidas na prática, saber como lavar roupa de forma adequada faz toda a diferença na vida útil das peças.

Independentemente do seu nível de conhecimento na hora de esvaziar o cesto de roupas usadas, temos as respostas para algumas das suas principais perguntas sobre limpeza de roupas – desde observar as etiquetas de lavagem até a secagem

A seguir, criamos um passo a passo em 6 etapas para descomplicar a lavanderia e ainda demos algumas dicas do que não fazer nesse momento. Preparado(a) para deixar suas peças de primavera-verão limpinhas de novo? Pegue seu sabão em pó e continue lendo para saber mais!

Como lavar roupa: 6 passos para as suas peças durarem mais

Ainda que lavar roupas faça parte da rotina da maioria das pessoas, é comum haver dúvidas sobre as melhores formas de fazê-lo. “Será que eu posso lavar essas duas peças juntas” ou “como secar sem prejudicar o tecido?” são algumas perguntas que podem surgir nesse processo. Se você se identificou, confira nosso guia com 6 etapas para lavar as suas roupas sem comprometer a durabilidade das peças.

1. Atenção à etiqueta

Você já deve ter notado que quase todas as suas roupas têm uma etiqueta com símbolos que mostram a melhor forma de cuidar delas. Embora não existam regras absolutas, estas instruções mostram as melhores práticas para higienizar as suas peças. Por isso, prestar atenção nas orientações é uma das formas mais eficazes de preservar as suas roupas.

2. Separe as peças

Para manter suas roupas com a melhor aparência, você precisa saber como separá-las. Cada pessoa tem seu próprio método de classificação, baseado em cores ou tecidos, mas os fatores mais importantes são encontrados nas etiquetas, que mostram as necessidades da peça. Itens que exigem apenas lavagem à mão ou a seco, por exemplo, não devem entrar na máquina. Agrupe as peças de classificações semelhantes.

3. Pré-lave manchas e odores

O pré-tratamento das roupas possibilita remover manchas e odores com maior eficiência. Para as que podem ser lavadas com água, deixe o tira-manchas agir por cerca de 30 minutos e, em seguida, enxágue e repita se ainda estiver manchado. Depois, é só jogar na máquina. Para tirar oo mau cheiro, coloque a peça de molho em uma solução de água e vinagre de álcool antes da lavagem.

4. Repense o uso de amaciante

Muitas pessoas pensam no amaciante de roupas como um requisito de lavanderia, mas isso é uma questão de preferência pessoal. Esse produto reveste os tecidos para tornar as fibras mais alinhadas e suaves, dando a impressão de que as roupas estão mais macias. Por outro lado, quando em excesso, pode prejudicar a durabilidade das roupas e causar impactos no meio ambiente. Por isso, avalie se o aroma do amaciante é indispensável para você.

5. Leve as peças à máquina de lavar

A principal função a ser regulada nas máquinas de lavar é o tipo de ciclo. Por isso, se atente para as necessidades específicas da pilha e os objetivos da lavagem. Por exemplo, é uma higienização com peças básicas, roupas de cama pesadas ou focada em remover manchas? Escolha o ciclo mais adequado para cada caso. 

6. Seque as peças

Embora demore mais, é recomendável optar pela secagem ao ar livre sempre que possível. Além de ser uma prática mais sustentável, que usa menos energia, ela prolonga a vida útil das roupas, reduzindo o desgaste causado pela secadora. Secar as roupas ao ar livre, longe da luz solar, proporciona um cheiro fresco e agradável. Mas, se estiver com pressa e precisar da máquina, escolha o ciclo mais breve possível.

Quais peças não podem ser lavadas na máquina?

Seguir o passo a passo de lavagem de roupas é fundamental para preservar a sua durabilidade. Entretanto, alguns tipos de peças não são apropriados para a máquina de lavar. A seguir, veja alguns exemplos.

Sutiãs

Não apenas os ganchos do sutiã correm o risco de prender em suas outras roupas, mas as alças e a faixa podem se esticar e perder a forma ao girar com o resto da pilha. Portanto, sempre lave-os à mão.

Roupas de lã

Colocar seus suéteres de lã favoritos na máquina de lavar pode ser um risco – o encolhimento, rasgos e deformações são resultados comuns quando lavados dessa maneira. Opte por deixar a peça de molho numa mistura de água e sabão em pó ou líquido por cerca de meia hora e, em seguida, retire o excesso de água e coloque-a para secar.

Gostou do nosso guia de como lavar roupas de forma mais eficiente? Cada tecido tem suas especificidades, como é o caso dessas 6 matérias-primas responsáveis da Renner.