Aprenda a fazer nail art abstrata e geométrica com a Gabriela Ahn

Se você é do tipo que está sempre ligada nas tendências, com certeza já ouviu falar em “nail art”, que é o termo em inglês utilizado para se referir às unhas decoradas que fogem da esmaltação tradicional. Embora a história do esmalte e da nail art seja longa, essa prática de decoração das unhas ganhou mais notoriedade durante os anos 2000, quando começamos a observar celebridades lançando tendências com seus desenhos divertidos e diferentões nas mãos. 

Como a moda tende a ser cíclica, as tendências dos anos que passaram voltam repaginadas e adaptadas conforme o momento presente. Foi o que aconteceu com o Y2K (“year two thousand”, que nada mais é do que “anos 2000”), uma época marcada pelo apelo do exagero com suas cores vibrantes, estampas, brilhos e acessórios chamativos. O retorno dessa tendência foi igualmente intenso, e nessa onda de nostalgia, as unhas não ficaram de fora!  

Assim, resgatamos a paixão pelas nail arts, que vão desde as mais simples às mais elaboradas, podendo servir como acessórios para compor nossos looks ou até mesmo podendo falar por si só. Uma coisa é certa: independentemente da idade, a nail art é vista atualmente como uma forma de expressão da personalidade e estilo próprio. 

Tipos de nail art 

Há diversas cores e tipos de decoração para você se aventurar: francesinhas coloridas, linhas abstratas, geométricas, glitter, cromados… A lista é extensa! Há também a opção dos adornos, como pedras de strass e pérolas que chegam para somar ao embelezamento das unhas. Além da esmaltação e decoração, os formatos e tamanho das unhas também podem variar entre quadradas, redondas, ovais, amendoadas, stilleto, bailarina, ou cortadas na diagonal, se você optar por fugir do comum.  

Pessoalmente, tenho criado gosto pelas unhas grandes no formato amendoado. Venho cultivando-as desde o final do ano de 2020 e faço uma manutenção caseira delas desde então. Sinto que cria uma ilusão de dedos longos (atributo que me falta, haha!) e casa bem com todos os tipos de desenho que gosto de fazer nas minhas unhas. Bem de vez em quando gosto de inovar com pedrarias e cores vibrantes, mas quase sempre dou preferência para linhas abstratas ou geométricas e cores sóbrias, como nesses exemplos que mostro abaixo. 

Como fazer nail arts abstratas e geométricas 

O primeiro passo antes de qualquer esmaltação (e também para a saúde das unhas) é uma boa hidratação das suas cutículas. A partir daí, podemos seguir com as decorações. 

Para executar essas duas nail arts, você precisará de: muita destreza, um pincel específico de nail art que possua cerdas bem finas (ele é uma baita ajuda na hora de criar traços fininhos e precisos), um esmalte nude ou translúcido da sua preferência para criar essa base uniforme e algum esmalte escuro. Usei preto e um vermelho escurão que lembra a cor da jabuticaba, mas você pode inovar com outras cores, de acordo com seu gosto. 

O maior segredo é traçar o contorno primeiro para depois preencher, como um esboço. Isso facilita na visualização e na correção de algum erro, caso tenha borrado alguma linha ou queira mudar um pouco o desenho. Minha dica preciosa é sempre confiar no processo! Pode dar vontade de desistir ao ver algumas linhas aleatórias que parecem não fazer sentido algum, mas depois de preenchidas, formam um desenho abstrato que soma a qualquer composição.  

Sempre gostei de pintar as unhas, mas desde que essa moda das nail arts voltou à ascensão, tenho me aventurado cada vez mais e indo além da esmaltação tradicional. De todas as tendências mais icônicas dos anos 2000, fico feliz que essa tenha retornado com tanta força. É divertido demais mergulhar em mais uma forma de expressar nosso estilo! 

Se testar alguma dessas nail arts, me conta lá no @gabrielaahn!