Jeans consciente existe – e André Carvalhal mostra

O jeans é a peça mais curinga da moda. Está presente no guarda-roupa de todas as pessoas e em todas as coleções. Mas você sabia que o jeans feito da forma convencional é também uma das peças que mais causa impacto negativo no meio ambiente?! Bom, mas os da Renner causam menos impacto. 

Os impactos dos jeans convencionais começam na plantação do algodão utilizado, passando pela produção até chegar no acabamento e lavagem. Mas em todas essas etapas existe a possibilidade de causar menos impacto negativo E esse é o compromisso da Renner, firmado em 2018, com o lançamento do selo Re, que representa a forma de pensar e praticar a sustentabilidade em tudo que envolve a marca. 

Dentro deste compromisso está o Re Jeans, que é o jeans mais sustentável da Renner. As peças com este selo contam com um ou mais dos atributos de menos impacto negativo, como utilização de algodão responsável, reaproveitamento de resíduos da confecção Renner e, menor consumo de água na confecção e no acabamento. 

Em 2022, a marca foi pioneira no lançamento da primeira coleção jeans rastreável no Brasil em parceria com a ABRAPA. É possível conferir toda a história das peças, desde a semente do algodão até a loja, sabendo quem se envolveu em todas as etapas de produção.
 

PRODUÇÃO CIRCULAR 

A matéria prima mais sustentável é a que já existe. Na Renner, sobras do tecido da produção de peças jeans são reaproveitadas, desfibradas e transformadas em novos fios , para a confecção de novos tecidos.  

Em 2021, foi lançada uma que contava com tênis feitos com jeans descartados. Em 2022, foi a vez de cocriar com Agustina Comas, especialista em moda circular. A Re coleção Jeans + Agustina Comas foi feita a partir de sobras de amostras e jeans em desuso.  

BAIXO CONSUMO DE ÁGUA 

A Renner desenvolveu uma metodologia própria para medição da Pegada Hídrica, para o cálculo do consumo de água em tempo real nas etapas de produção. Para garantir a credibilidade dos dados, a metodologia foi submetida à análise de uma terceira parte e conquistou sua validação. 

Na coleção especial Re Jeans lançada em 2020, o consumo de água na produção das calças esteve entre 250 ml (equivalente a um copo americano) e 6 litros, considerado como baixo consumo, de acordo com a metodologia.  

Agora que você sabe mais sobre os processos, que tal se inspirar e montar looks com as peças jeans que são clássicas, misturando com as atuais tendências?!