Tipos de protetor solar: guia para bronze e cuidados com a pele

Imagem com 3 protetores solar

Na estação mais quente do ano, nada melhor para aproveitar os dias ensolarados do que se refrescar dando um mergulho no mar ou na piscina. Também é a oportunidade perfeita para se bronzear, se você gosta de deixar a pele com aquele glow dourado. Mas, para proteger o corpo contra danos do sol, é preciso conhecer os tipos de protetor solar para adicionar ao seu kit de beleza e técnicas de bronzeamento mais seguras.

Embora, para alguns, pareça intuitivo curtir a estação sem danificar a pele, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas comuns, como qual é o melhor fator de proteção solar (FPS), qual a diferença entre bronzeador e protetor e como se bronzear com mais eficiência. Neste guia, respondemos essas e mais algumas das suas dúvidas e ajudamos você a aproveitar o verão e se proteger ao mesmo tempo. Vem ver!

Tipos de protetor solar: respondemos as suas principais dúvidas 

Existem diversos tipos de protetor solar. Seja qual for a escolha, ele é um dos produtos indispensáveis para o verão, especialmente se você planeja passar um dia na praia ou na piscina. No entanto, é preciso entender quais são as boas práticas de proteção solar para minimizar danos na pele. A seguir, respondemos às principais dúvidas sobre como se proteger do sol.

Qual a diferença do fator de proteção solar?

FPS, ou fator de proteção solar, mede quanta energia solar é necessária para causar uma queimadura quando você usa diferentes tipos de protetor solar em comparação com a pele desprotegida. Um protetor com FPS 30, quando usado conforme as instruções, evita que 97% dos raios UVB cheguem à sua pele, enquanto o 50 bloqueia 98%. 

Como escolher o fator do protetor solar?

É importante lembrar que, embora os FPS’s mais altos ofereçam mais proteção, eles não duram mais do que os números mais baixos, então você precisa reaplicá-los com a mesma frequência: a cada duas horas. Ah! E sabe qual é a diferença entre protetor, bloqueador e filtro solar? O primeiro e o último absorvem os raios UV, enquanto o segundo os reflete.

A propósito, é importante ressaltar que o protetor solar não se limita apenas ao skincare, mas também é recomendável apostar em maquiagens com fator de proteção solar.

Imagem com fundo amarelo com 3 frasco de de protetor solar

Como funciona a proteção contra raios UVA e UVB?

O sol emite diferentes tipos de raios de luz, dois dos quais são perigosos para a pele: o ultravioleta A (UVA) e o ultravioleta B (UVB). Os raios UVB são mais curtos, mas são eles que causam queimaduras solares. Já os UVA são mais complexos porque afetam a pele abaixo da superfície, mesmo quando você não consegue sentir a queimadura. 

Por esse motivo, para saber como escolher protetor solar com mais confiança, certifique-se de que o rótulo traga escrito “fonte confiável de amplo espectro”, “proteção UVA e UVB” ou “espectro múltiplo”.

Com que frequência reaplicar o protetor solar?

Esteja você passando a tarde sob o sol ou não, aplique protetor solar em quantidade suficiente para que seja realmente eficaz. Em dúvida sobre quanto tempo dura a proteção do protetor solar? É necessária uma camada generosa para cobrir todas as áreas expostas, incluindo o rosto, a cada 2 horas, pelo menos.

Se você estiver na praia durante o dia, numa média de 6 horas de exposição ao sol, vai precisar de pelo menos 3 camadas – mesmo se tiver pele escura. Se não estiver na água, coloque uma camisa e um chapéu e sente-se na sombra. Cada cobertura faz a diferença. 

Dicas para se bronzear e se proteger ao mesmo tempo

Embora muita gente goste de conquistar aquele brilho bronzeado, é importante lembrar que esse efeito é, na verdade, um sinal de dano e que a produção extra de melanina é a reação natural do corpo para protegê-la de mais exposição ao sol. Por isso, listamos a seguir algumas dica de como passar bronzeador e cuidar da pele ao mesmo tempo.

Combine o bronzeador ao protetor solar

Pois é, não dá para abrir mão da proteção solar na hora de pegar o tão sonhado bronzeado. A propósito, não se baseie apenas no FPS do frasco – você precisa se certificar de que o protetor escolhido protegerá dos raios UVA (envelhecimento) e UVB (queimadura). Em peles mais claras, o FPS 30 é recomendado. Para as mais escuras, o FPS 15 já é o suficiente.

Mas, afinal, o que passar primeiro: protetor solar ou bronzeador? Sempre comece com uma boa camada de proteção. Depois, é só aplicar o seu bronzeador favorito. Se ainda não sabe qual o melhor bronzeador ou acelerador para apostar, damos a dica: o Australian Gold é uma das melhores opções por deixar a pele linda e iluminada, além de ter um cheirinho delicioso. Você também pode optar por produtos que contêm ativos que aceleram e favorecem o bronzeamento saudável.

Imagrm co fundo amarelo com 2 bronzedor solar

Respeite o seu tempo de bronzeamento

Isto pode ser uma surpresa para muitos, mas a  pele atinge um certo limite de bronzeamento quando fisicamente não consegue produzir mais melanina (o pigmento bronzeador), então não é recomendado ficar à beira da piscina o dia todo.

Todo mundo tem seu próprio tempo-limite – normalmente de duas a três horas ou ainda menos, se tiver pele clara. Depois disso, você está apenas sujeitando sua pele a possíveis danos.

Procure um pouco de sombra e cubra-se

Fazer pausas do sol reduz a intensidade dos raios UV e o risco de queimaduras solares, o que resulta num bronzeado mais saudável e duradouro. É como unir o útil ao agradável. Além disso, não se esqueça de se cobrir com roupas, principalmente se houver áreas queimadas na sua pele – o que significa que você finalmente pode usar sem medo aquele chapéu estiloso que comprou na Renner.

Imagem com fundo amarelo com uma mulher usando um chapéu de palha verde. Ao lado tem um chapéu de palvra amarelo e branco.

 

Considere substituir aceleradores de bronzeado por suplementos

Se quer ampliar ainda mais a segurança contra os danos na hora de se bronzear, considere trocar os bronzeadores por suplementos diários de betacaroteno, de acordo com orientação médica. É claro, isso não substitui o protetor solar, mas aumenta a defesa natural da pele contra os raios UV, melhorando a sua capacidade de pegar aquele bronze de milhões.

Coma alimentos favoráveis ao bronzeado

Certos alimentos são conhecidos por aumentar o licopeno (o FPS da própria pele, digamos). Esse antioxidante, encontrado em tomates e outras frutas e vegetais vermelhos e alaranjados, pode aumentar sua proteção solar em impressionantes 33%. 

Preste atenção ao horário

O sol está mais quente entre as 10h e as 16h. Portanto, tenha cautela  durante esses horários e faça pausas regulares, cobrindo-se e procurando sombra. Você também precisa reaplicar o protetor solar a cada duas horas, independentemente de ter nadado ou não, principalmente nessa faixa de horário.

Agora que você já sabe os tipos de protetor solar e como se proteger contra o sol, também vale conhecer alguns cuidados fundamentais para a pele e os cabelos no verão. Confira!