Sabe quando você decide arriscar um novo corte de cabelo e volta do salão feliz da vida porque amou o resultado? Ou então, quando escolhe uma nova armação de óculos que valoriza seu rosto, mas você não sabe bem o porquê? Entender o que é visagismo e para que ele serve é o segredo para explorar todo o seu potencial estético e fazer melhores escolhas.
Lembre-se: sentir-se bem com a sua imagem pessoal gera autoestima e, por consequência, pode trazer impactos positivos para a saúde mental. Por isso, saber como funciona o visagismo tem relação com o bem-estar.
Pronta para entender mais sobre essa técnica e dar uma repaginada na sua imagem pessoal? A seguir, explicamos um pouco o que é visagismo e como usá-lo ao seu favor. Vem com a gente!
O que é o visagismo e como surgiu?
Antes de entendermos a teoria, vale a pena conhecer um pouco a história do visagismo. O conceito foi criado em 1937, por um maquiador e cabeleireiro francês, mas o responsável pela difusão das suas práticas foi um artista plástico brasileiro, que já dominava os formatos de rosto devido à sua profissão. Então, decidiu unir seu conhecimento à teoria do visagismo para estruturar a prática.
Quais são as áreas contempladas pelo visagismo?
O visagismo leva em consideração as características individuais, tanto de aparência física, quanto de personalidade, para aplicar técnicas embelezadoras e de harmonização. Este conceito é baseado na premissa de que cada pessoa possui uma beleza única, que pode ser realçada através de escolhas personalizadas – do corte de cabelo ao delineado perfeito.
Para entender o que é visagismo na prática, é preciso distinguir que ele se aplica a todas as áreas, podendo se relacionar à estética facial e à imagem pessoal, tais como:
Personalidades individuais
O visagismo divide a personalidade em quatro tipos: melancólica (profundas, sensíveis e nostálgica), fleumática (sonhadora, pacífica e dócil), colérica (dominadora, impulsiva e ambiciosa) e sanguínea (extrovertida, otimista e alegre). Estas personalidades também são determinadas a partir de características físicas, como o formato do rosto.
Formato do rosto
Outra classificação importante no visagismo é o formato do rosto. Segundo a teoria, existem nove tipos diferentes: redondo, retangular, quadrado, triangular, triângulo invertido, coração, diamante, oval e longo. Conhecer o seu tipo de rosto ajuda a valorizar a sua beleza através de maquiagem, cortes de cabelo, cores, design de sobrancelhas e até mesmo escolha de óculos de sol.
Como usar o visagismo a seu favor?
Agora que você já sabe o que é visagismo, percebe como os seus princípios trabalham com a ideia de harmonização e simetria da imagem pessoal. Entendendo a sua teoria, é possível transmitir uma certa impressão visual de forma consciente, como de uma pessoa mais dominante ou delicada, por exemplo. A seguir, veja algumas amostras de cortes de cabelo e maquiagem para cada tipo de rosto.
Viu só como entender o que é visagismo faz toda a diferença na hora de escolher seu corte e maquiagem ideais? Aproveite para conferir essa seleção de tendências de cabelo para 2023!