Shorts e bermudas: como usá-los em diferentes propostas

Imagem com uma ventindo uma bermuda cinza, uma camisa de manga curta cinza e uma camiseta branca

Que nos desculpem as calças jeans, mas as peças mais democráticas para o clima tropical brasileiro são os shorts e bermudas. Com modelagens mais curtas e frescas, essas peças de roupa são mais versáteis do que parecem à primeira vista e funcionam em propostas diversas, que vão de um passeio ao ar livre a alguns eventos sociais.

A propósito, aqui vai um segredinho: conhecer os diferentes modelos de shorts e bermudas é a melhor forma de saber quais são as melhores escolhas para combinar com o seu visual. Fluidos ou estruturados, soltinhos ou ajustados, pode acreditar: há uma opção para cada momento.

A seguir, explicamos a diferença entre estas peças e mostramos algumas sugestões de look com shorts e bermudas para você se inspirar. Confira!

Qual a diferença entre short e bermuda?

Você sabe diferenciar  short de bermuda? Visualmente são parecidos e, muitas vezes, essas palavras são consideradas sinônimos, embora sejam um pouco diferentes.

Historicamente, os shorts surgiram como peças esportivas e de banho, caracterizadas por modelagem curta, tecidos leves e ajustes no cós, como elásticos ou cordões. As bermudas, por outro lado, foram adaptações das tradicionais calças para os dias quentes.

Atualmente, a linha que separa os shorts e bermudas é um pouco mais tênue e tem a ver com o comprimento das peças – os primeiros geralmente contam uma barra na altura da coxa, enquanto os últimos costumam chegar nos joelhos.

Shorts e bermudas: diferentes modelos e como usá-los em propostas variadas

As composições com shorts e bermudas femininas e masculinas funcionam desde propostas casuais até as sofisticadas. A seguir, mostramos algumas sugestões de looks para você se inspirar.

Looks com short alfaiataria ou social

Embora as composições sociais, geralmente, sejam acompanhadas por calças de alfaiataria, em dias quentes, é uma boa ideia apostar em alternativas mais frescas e confortáveis, como look com bermuda. Nas opções masculinas, a combinação de camisa ajustada por dentro de uma bermuda de linho compõe um visual clássico do estilo preppy boy. Por ser um tecido natural e mais estruturado, é perfeito para eventos sociais. Um bom cinto de couro e um par de mocassins finalizam a produção com estilo.

Imagem com uma homem vestindo uma camiseta de manga curta e uma bermuda branca. Ao lado tem uma camisa de manga comprida branca, uma bermuda rosa, uma bermuda preta, um cinto marrom e sapato marrom.

Para os looks femininos, um dos melhores modelos de shorts para o verão (ou qualquer dia quente) é a peça em alfaiataria, que substitui muito bem as calças numa alternativa mais curtinha e fresca, mas ainda estruturada. Combine com uma camisa de manga bufante e sandálias de salto para um visual elegante e  fashion.

Imagem com mulher vestindo um short azul e uma blusa branca. Ao lado tem uma uma blusa lilas, uma sandalia de salto nude, um short marrom, bege, verde militar e preto

Looks com short jeans casual

Nas propostas casuais, os shorts e bermudas jeans dominam, já que são fáceis de combinar e estão presentes no guarda-roupa de muita gente. A composição masculina de bermuda e camiseta loose é a escolha ideal para quem curte um look street por contar com modelagens oversized, a cara deste estilo. Adicione um boné e tênis com meias cano alto para dar o toque final.

Imagem com um homem vestindo uma camiseta de manga curta preta e uma bermuda jeans. Ao lado tem uma camiseta de manga curta branca com estampa, uma bermuda preta, uma bermuda jeans, um tenis branco, um boné e uma meia branca com listras.

Se você curte sair da mesmice até mesmo nos seus looks casuais, uma boa pedida para os looks femininos é apostar no short saia jeans, que dá uma cara mais contemporânea e autêntica para o seu visual. Com uma blusa tomara que caia e um par de sandálias, esta é uma composição sem erros para um passeio ao ar livre.

imagem com uma mulher vestindo um saia jeans e uma blusa cropped branca. Ao lado uma blusa tomara que caia amarela, 2 short jeans e uma sandália rasteira branca.

Looks com bermuda esportiva

Um bom look esportivo pede peças que permitam o movimento do corpo e contam com tecidos que secam o suor rapidamente para um desempenho aprimorado. Se você curte uma composição inspirada no basquete, a combinação de bermuda soltinha com cós elástico, regata esportiva e tênis jogging une estilo e performance.

Imagem com uma vestindo uma camiseta regata veremelha com estampa e uma bermuda preta. Ao lado tem um short legging, uma bermuda preta e uma mulher vestindo um legging e um top lilas.

Para os looks femininos esportivos, a lógica é a mesma, porém você pode fazer algumas adaptações. A combinação monocromática de bermuda ciclista e top alongado dá uma cara bem estilosa para o seu visual de treino, sem abrir mão da funcionalidade. 

Viu como os shorts e bermudas são algumas das melhores opções para apostar nos dias quentes? Por falar nisso, aproveite para conferir essa seleção de tendências de moda do verão 2023.