Mesmo quem nunca visitou a Cidade Maravilhosa conhece algumas das programações turísticas mais famosas da cidade. Afinal, os cartões-postais estampam belos destinos de verão e, é claro, o Cristo Redentor, que colocou a metrópole entre as mais importantes do mundo. Existe mesmo muita opção de programas na capital fluminense, inclusive de passeio cultural no Rio de Janeiro.
A cidade é repleta de história e cultura, exibidas na arquitetura colonial, nos vários museus e até mesmo nas ruas. Por isso, se o seu roteiro de viagem é focado em opções culturais, turistar no Rio de Janeiro é, sem dúvida, uma escolha que tem muito a oferecer.
A seguir, listamos 4 dicas de passeio no Rio de Janeiro para quem ama cultura. Prepare as malas com os seus looks de viagem e vem ver!
Passeio cultural no Rio de Janeiro: 4 lugares que valem a visita
Confira uma sugestão de roteiro de passeio cultural no Rio de Janeiro com 4 dos melhores destinos que misturam arte, ciência, literatura e história.
1. Museu do Amanhã: a novidade de Renner Cultural em 2023
Quem gosta de ciência e arquitetura encontra no Museu do Amanhã uma excelente opção de cultura no Rio de Janeiro. O local também conta com uma proposta autêntica, que pensa numa terceira via a outros museus: analisar as possibilidades do futuro.
Por meio de ambientes audiovisuais e instalações interativas, você será capaz de examinar o passado, mas também de identificar várias tendências da atualidade e imaginar possíveis caminhos para os próximos 50 anos. O museu se destaca ainda pelo projeto arquitetônico, inspirado nas bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Em 2023, o movimento Renner Cultural – que apoia instituições culturais do país – passou a contar com o Museu do Amanhã entre os principais patrocinados.
Exposição principal
A exposição principal e fixa do Museu do Amanhã, que fica no segundo andar, leva o público a percorrer uma narrativa estruturada em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, que somam mais de 40 experiências disponíveis em português, espanhol e inglês.
Cosmos aborda a visão de que somos feitos da mesma matéria que as estrelas, nos conectamos com o universo e as nossas origens. Já em Terra, há três grandes cubos de sete metros de altura, com conteúdos que investigam as três dimensões da existência: Matéria, Vida e Pensamento.
A área seguinte, Antropoceno, ponto central da experiência da Exposição Principal, aborda o entendimento de que a atividade humana se tornou uma força geológica: estamos transformando a composição da atmosfera, modificando o clima, alterando a biodiversidade e mudando o curso dos rios.
O espaço dos Amanhãs foca nas grandes tendências globais. Somos cada vez mais pessoas no mundo, vivendo por muito mais tempo em cidades gigantescas e com hiperconectividade.
O percurso encerra com o exercício da imaginação no Nós, que propõe o engajamento do visitante na ideia de que o Amanhã começa agora, com as escolhas que fazemos.
Você pode visitar o Museu do Amanhã de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada às 17h.
2. Biblioteca Nacional do Brasil
A Biblioteca Nacional do Brasil foi eleita pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo, e a maior da América Latina. Com um acervo de mais de 10 milhões de itens, incluindo grande parte do patrimônio bibliográfico e documental do país. Sem dúvidas, este é um dos bons lugares para passear no Rio de Janeiro para quem ama literatura.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 10h30 às 15h.
3. Real Gabinete Português de Leitura
Por falar em literatura, outra ótima opção de passeio cultural no Rio de Janeiro para os amantes dos livros é o Real Gabinete Português, fundado em 1837 e transformado em biblioteca pública em 1900. Além de contar com uma arquitetura apaixonante, reúne mais de 350 mil volumes, nacionais e estrangeiros, incluindo obras raras.
O Real Gabinete pode ser visitado de segunda a sexta, das 10h às 16h.
4. Parque Lage
Não é de hoje que o Parque Lage é um dos destinos queridinhos de quem está turistando no Rio de Janeiro. Afinal, além de parecer ter saído de um cenário de filme, é um ótimo destino para entrar em contato com a natureza e fazer atividades ao ar livre. O local também abriga a Escola de Arte do Parque Lage, que conta com uma programação de palestras e exposições, além de oficinas gratuitas para jovens.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h, todos os dias.
Gostou das nossas dicas de passeio cultural no Rio de Janeiro? Outro destino repleto de cultura para adicionar ao seu próximo roteiro de viagem é a capital do país. Vem ver as nossas impressões sobre as cores, formas e a história de Brasília!