Moda consciente: estas 4 dicas vão te mostrar como repensar seu estilo de vida

Imagem com duas mulheres vestindo vestidos na cor nude e um homem vestindo uma camisa aberta branca e uma camiseta branca

Quase todo guarda-roupa tem aquela peça linda, que era um sonho de consumo, mas acabou esquecida. Ou então aquela roupa que estava super na moda algum tempo atrás, mas agora já parece obsoleta. Com a popularização da moda consciente, muitas pessoas começaram a repensar seus estilos de vida para evitar esse tipo de impacto negativo.

Ok, a relação entre moda e consumo consciente não é, exatamente, uma novidade, mesmo para quem não é fashionista, mas se você ainda tem várias dúvidas sobre os primeiros passos para aderir a um estilo de vida responsável, está tudo bem: contamos o que você precisa saber para começar a sua jornada de moda consciente. Vem com a gente!

O que é moda consciente?

A moda consciente é aquela que leva em conta o impacto que nossas escolhas têm no meio ambiente e na sociedade. Isso inclui escolher marcas que produzem de forma ética e responsável, usando materiais orgânicos ou reaproveitados, e investir em peças que vão durar mais tempo, em vez  de comprar roupas da moda que logo vão ser esquecidas. Ah, isso também significa pensar duas vezes antes de comprar uma peça que você quase não vai usar ou que foi feita com matérias-primas e processos que impactam o planeta negativamente.

Mas calma, não pense que, para aderir a um consumo consciente de moda, seu guarda-roupa precisa ficar chato ou sem graça. A moda consciente pode ser super estilosa e criativa. Basta investir em peças atemporais e versáteis, como uma boa calça jeans, um vestido preto básico ou um blazer elegante, que podem ser usados em várias ocasiões e combinados de diferentes formas.

Além disso, a importância da moda sustentável e consciente é contribuir para um mundo mais justo e responsável. Ao escolher produtos com ética na produção e no impacto ambiental, você está apoiando uma causa que valoriza as pessoas e o planeta.

De que forma podemos agir para consumir de modo consciente?

Tudo bem, mas como podemos, de forma prática, aderir a uma moda consciente? Para repensar os nossos hábitos de consumo sem abrir mão do estilo pessoal, existem algumas alternativas, como as 4 que listamos a seguir.

1. Invista em peças atemporais

Se o desafio é investir em peças que não sejam descartadas facilmente, nada mais justo do que escolher roupas atemporais para compor o seu guarda-roupa, né? Para não restar dúvida, estamos falando daquelas que resistem às tendências do momento e nunca saem de moda, como o visual clássico de alfaiataria: a combinação de blazer e calça sempre vai estar por aí!

Calça preta, tênis verde e um home vestindo um jaqueta marrom , uma camiseta branca e uma calça preta

2. Opte por cores fáceis de combinar

Quem nunca comprou uma roupa colorida linda, mas difícil de combinar por causa das suas cores ou estampas? Se você também já passou por isso, entende que manter a cartela de cores simples deixa o seu guarda-roupa mais versátil, já que dá para criar muito mais composições com menos peças. E, por falar em estilo clássico, os tons neutros, como preto, branco, cinza e azul-marinho, são algumas das melhores escolhas.

Mulher vestindo um vestido preto. Ao lado uma bolsa preta e um coturno preto

3. Prefira materiais duráveis

Outra forma de aderir à moda consciente é investir em roupas, calçados e acessórios feitos com materiais duráveis e de qualidade, que podem ficar no seu guarda-roupa por vários anos (ou até décadas). Com alguns cuidados, essas peças podem acompanhar os seus looks pelo resto da vida.

Imagem com uma mulher vestindo um vestidp laranja claro e com cinto bege. Ao lado um tênis branco, uma bolsa bege e uma bolsa marrom com detalhes de palha

4. Priorize marcas responsáveis

Por fim, quando o assunto é moda consciente, uma das alternativas mais procuradas por quem busca consumir de forma mais responsável é escolher materiais que impactam menos o planeta. Na Renner, por exemplo, o Selo Re – Moda Responsável sinaliza as peças que foram feitas com recursos e/ou processos menos danosos ao meio ambiente. É o caso da combinação responsável de calça jeans e blusa em viscose abaixo.

Mulher vestindo uma blusa cropeed preta com detalhes na alça. Ao lado uma calça jeans claro e uma sandália de salto preta

Gostou das nossas dicas de como aderir à moda consciente? Então aproveite para conferir 5 dicas de consumo consciente para montar um guarda-roupa sustentável.