Quem não ama aqueles cabelos lindos e saudáveis, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso conhecer bem os seus fios e saber quais são os cuidados com o cabelo específicos para você. Se está se perguntando “como descobrir isto?”, calma que a gente explica tudo!
Cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos… Cada um tem suas particularidades e necessidades. O primeiro passo é identificar o seu tipo de fio e o que ele precisa para ficar lindo e bem tratado. Por fim, alguns hábitos que funcionam para qualquer um deles também fazem toda a diferença. Então prepara a sua nécessaire (e o seu cabelo) e vem com a gente nessa jornada rumo ao cabelo dos sonhos!
Quais são os sinais de que o seu cabelo precisa de mais cuidados?
Antes de começarmos a falar sobre cuidados com o cabelo, é importante conhecer alguns sinais de que o seu cabelo precisa de atenção extra. Pontas duplas, frizz, opacidade e queda de cabelo excessiva são alguns dos principais alertas de que os seus fios precisam de um resgate. Outros indicadores podem incluir ressecamento, quebra fácil, coceira no couro cabeludo e até mesmo mudanças na textura dos cachos. Se você notar algum deles, é hora de repensar a sua rotina de cuidados com o cabelo.
Como identificar seu tipo de fio e as suas necessidades específicas?
O próximo passo para um tratamento capilar eficiente é identificar o seu tipo de cabelo e entender quais são as necessidades específicas dele. Antes de mais nada, é importante lembrar que existem, basicamente, quatro tipos: liso, ondulado, cacheado e crespo. Cada um deles tem suas particularidades.
Para identificar o seu tipo de cabelo, comece observando a forma dos fios.
- Se eles têm um caimento mais escorrido, você tem cabelo liso.
- Se eles formam pequenas ondas em S, seu cabelo é ondulado.
- Se as ondulações são mais intensas e definidas, seu cabelo é cacheado.
- Se a textura é cacheada e menos definida, até quando molhado, você tem cabelo crespo.
Além disso, é importante prestar atenção em outros aspectos, como a densidade do cabelo (se ele é fino, médio ou grosso), e a porosidade (capacidade do cabelo de absorver e reter água e nutrientes), que pode ser testada colocando um fio num copo de água filtrada – se afundar, tem alta porosidade.
Agora que você já identificou o seu tipo de cabelo, vamos às dicas de cuidados com o cabelo específicas para cada um.
Cabelo liso
O cabelo liso costuma ser oleoso na raiz e seco nas pontas. Por isso, é importante usar shampoo para cabelos oleosos e hidratar as pontas secas com óleos ou cremes específicos. Ah! Evite usar condicionador na raiz para não pesar o cabelo. Como o tipo liso é mais propenso a ficar sem volume, vale a pena apostar em alguns cortes que ajudem a dar volume e textura aos fios.