Soluções inovadoras para desafios globais da sustentabilidade

Prazer, eu sou a Lara D’Avila, comunicadora, estudo sustentabilidade no Gaia Education, e estou aqui a convite da Renner para mostrar soluções inovadoras para os desafios globais da sustentabilidade. No Katapult Future Fest 2023 em Oslo, na Noruega, eu tive a oportunidade de vivenciar de perto o impacto das mudanças climáticas e entender a sustentabilidade possível em um evento que reuniu pessoas do mundo todo comprometidas em criar um futuro melhor.

Essas pessoas saíram da sua zona de conforto, abriram a cabeça e hoje estão trabalhando para impactar positivamente o que sempre foi uma questão latente: o que vamos deixar de contribuição para o mundo? Por isso, me uni à Renner, que tem diversas iniciativas relacionadas à moda responsável, para inspirar essas mudanças, explorar as principais inovações sustentáveis e como elas podem se relacionar com a sua marca. Além de, claro, curtir e aprender com o processo! Afinal, está todo mundo no caminho.

As soluções do Katapult Future Fest 2023

Durante o festival, encontrei várias iniciativas que demonstravam a aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade. A abordagem consciente do problema do plástico, por exemplo, e sua relação com a vida marinha despertou grande interesse entre os participantes. Um dos projetos desenvolveu uma máquina de lavar e um filtro de água capazes de detectar microplásticos presentes na água que utilizamos para consumo e processos produtivos.

A história do casal australiano Berry e Allan da Dumbo Feather + Little Giants também é inspiradora! Depois de assistir ao documentário sobre aquecimento global, eles avaliaram seus gastos ao longo da vida e perceberam que poderiam dedicar uma parte significativa de seus recursos para criar iniciativas que contribuíssem para um mundo melhor. Eles investiram em energia limpa, agricultura regenerativa e propriedades sustentáveis, além de promoverem palestras sobre autoconhecimento e vulnerabilidade. A mensagem principal é que não existe sustentabilidade verdadeira sem um profundo autoconhecimento e um compromisso genuíno com o mundo ao nosso redor.

Outras iniciativas se destacaram no quesito sustentabilidade, como a utilização de tecidos e materiais reciclados na produção de roupas. Empresas estão repensando seus processos e encontrando maneiras criativas de transformar resíduos em matérias-primas de alta qualidade, reduzindo o impacto ambiental e incentivando uma economia circular.

Mais uma tendência que merece destaque: o crescente uso de tecnologia e inteligência artificial para otimizar os processos de design e produção. Essas inovações também permitem um maior aproveitamento da matéria-prima dos produtos, reduzindo o desperdício e tornando a produção mais eficiente.

O mais interessante de tudo isso é que a Renner é uma marca brasileira, que faz parte do nosso dia a dia, está atenta a essas inovações e tem um compromisso de implementá-las!

Renner e uma moda mais responsável

A Renner, como uma marca que valoriza a sustentabilidade, está comprometida em oferecer produtos que sejam tanto elegantes quanto éticos, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para um futuro mais sustentável, por meio do Selo Re.

Percebo a conexão com as tendências e insights com o festival em Oslo: Até 2030, a Renner está comprometida em ser um agente de mudança do setor, atuando de forma colaborativa com todos os elos da cadeia produtiva na busca por iniciativas transformadoras. Isso significa desenvolver processos, produtos e serviços cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social, que proporcionam oportunidades contínuas de inovação em toda a nossa companhia e geração de valor para toda a sociedade. 

São 12 objetivos, com alcance sobre todo o ecossistema de moda e lifestyle da companhia e desdobrados em três pilares fundamentais: soluções climáticas, circulares e regenerativas; conexões que amplificam; e relações humanas e diversas.

Acredito que o autoconhecimento, o estilo pessoal e a consciência são fundamentais para construir um mundo melhor para as gerações futuras. Estamos todos juntos experienciando, aprendendo e compartilhando para, cada vez mais, contribuir positivamente o mundo.