Moda e sustentabilidade: conheça iniciativas da Renner que fazem a diferença

moda-e-sustentabilidade-capa_interno_(2x)

Na Renner, estamos sempre em busca de fortalecer a relação moda e sustentabilidade. Ao longo do tempo, criamos diferentes ações para reduzir o impacto ambiental e social da nossa produção.

Essas iniciativas incluem o uso de matérias-primas mais sustentáveis e a adoção de soluções que ajudam o clima, que são circulares e regenerativas. Também trabalhamos para promover a diversidade e a inclusão nas nossas relações humanas, tudo isso com o foco em uma moda mais consciente.

Hoje, 8 em cada 10 peças de roupas da Renner são mais sustentáveis. Por isso, em alusão a este número incrível, aproveitaremos a data de 08.10 para celebrar o Dia da Moda Responsável Renner. Neste conteúdo, vamos contar como chegamos até aqui!

Moda e sustentabilidade: iniciativas da Renner

Ao longo de 2024, a Renner recebeu importantes reconhecimentos pela gestão da sustentabilidade. Fomos eleitos a 22ª empresa mais sustentável do mundo pela revista Time, que seleciona as 500 melhores, com base em critérios como redução de emissões de CO2 e uso de energia renovável.

Também somos a única varejista brasileira na prestigiada “A-List” do CDP, organização global que avalia o compromisso das empresas com o clima, a água e as florestas. Esse prêmio, conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”, reafirma nosso compromisso com um futuro mais sustentável.

Novamente, a Renner foi reconhecida pelo mercado e figura pela oitava vez no Dow Jones Sustainability Index, índice referência global em sustentabilidade corporativa ao avaliar as práticas ESG das maiores companhias de capital aberto.

Quer saber mais sobre a relação da Renner com moda e sustentabilidade? A seguir, mostramos algumas de nossas práticas sustentáveis e inclusivas!

Selo Re e o uso de algodão mais sustentável

O Selo Re identifica os produtos da Renner feitos com matérias-primas ou processos que têm menor impacto ambiental. Um dos destaques da iniciativa é o Re Jeans, o jeans mais sustentável da Renner. 

As peças que recebem o selo são criadas pensando em gerar menos impacto no meio ambiente, sem deixar o estilo de lado.

Além do jeans, diversos itens são feitos com algodão certificado, o que traz benefícios que resultam em ótimas peças, como:

  • Uso mais eficiente de água na produção;
  • Preservação da saúde do solo e do habitat natural;
  • Garantia de uma fibra de algodão de alta qualidade;
  • Melhoria nas condições de trabalho dos agricultores envolvidos na cadeia produtiva.

O melhor é que 8 em cada 10 peças de roupas são mais sustentáveis!

Leia também: Renner incorpora metal reciclado à sua linha de acessórios.

moda-e-sustentabilidade-interno_01_(2x)

Soluções climáticas, circulares e regenerativas

Estamos focados em construir um negócio que seja circular, regenerativo e com baixa emissão de carbono. O nosso compromisso é enfrentar os desafios rumo a um futuro mais sustentável até 2030, e já temos várias conquistas para celebrar hoje: 

Transição para uma economia de baixo carbono

Estamos acelerando esse processo, com a meta de alcançar a neutralidade climática até 2050. Atualmente, já neutralizamos 100% das emissões de gases de efeito estufa geradas por nossas operações.

Uso consciente de recursos

Temos como objetivo reduzir ainda mais o consumo de água na produção de vestuário e eliminar o descarte de produtos químicos nocivos na confecção de tecidos e calçados.

Incorporação de circularidade

Nossos produtos, serviços e modelos de negócios estão sendo desenvolvidos com princípios de circularidade em mente, garantindo que a moda seja responsável e regenerativa.

Matérias-primas sustentáveis

Investimos em têxteis circulares e regenerativos. Atualmente, 99,15% dos nossos produtos utilizam algodão certificado e 93,1% contam com viscose certificada.

Compromisso com a responsabilidade socioambiental

Temos 100% da nossa cadeia nacional e internacional de revenda, incluindo fornecedores de roupas, com certificação socioambiental.

Redução do uso de plásticos

Estamos eliminando embalagens plásticas em nossas lojas físicas e no comércio eletrônico, priorizando aquelas que possam ser reutilizadas ou recicladas.

Conexões que amplificam

Também fortalecemos nossas conexões com fornecedores e parceiros. Assim, nossa cadeia produtiva fica alinhada aos critérios socioambientais. Para isso, buscamos incentivar nossos parceiros a adotarem o conceito de “living wage“, que consiste em pagar um salário que permita que seus funcionários tenham uma vida digna.

Além disso, nossa meta é ter 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão, avançando também na rastreabilidade das demais matérias-primas têxteis para assegurar que os princípios éticos e sustentáveis façam parte de cada etapa do processo de produção. 

Queremos, ainda, monitorar e promover a inclusão e o desenvolvimento socioambiental dos sellers, varejistas que operam no e-commerce, fomentando práticas responsáveis e sustentáveis no mercado.

Relações humanas e diversidade

Nas Lojas Renner S.A., nosso compromisso é criar um ambiente onde todos possam alcançar seu pleno potencial. Queremos ser uma referência em salários justos e no bem-estar dos colaboradores.

Estamos focados em diversidade, equidade e inclusão. Por isso, temos metas claras, como construir uma cultura de diversidade, equidade e inclusão para garantir que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por pessoas negras e que 55% dos cargos de alta liderança sejam ocupados por mulheres.

Hoje, 22,7% dos nossos colaboradores se identificam como LGBTQIAPN+, e 19,7% da liderança compartilha dessa identidade. Temos 349 pessoas que se autodeclararam como trans, travesti ou não-binarie. No total, 50,4% dos nossos colaboradores se identificam como negros, com 36% deles na liderança.

Valorizamos a diversidade em todas as suas formas e acreditamos que este é um pilar  fundamental para a inovação e para um futuro mais justo e sustentável.

moda-e-sustentabilidade-interno_02_(2x)

Lojas mais sustentáveis 

A moda responsável da Renner vai muito além das roupas e abraça o conceito de economia circular. Nosso objetivo é manter materiais, produtos e serviços em circulação pelo maior tempo possível, mudando a forma como consumimos e descartamos.

Em vez de seguir o modelo tradicional, que simplesmente extrai matérias-primas, transforma em produtos e descarta, a Renner aposta em uma loja com atributos de circularidade.

Isso significa que focamos na redução da geração de resíduos e usamos menos matérias-primas virgens, dando preferência a materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis.

Trabalhamos diversos pontos que tornam a loja da Renner mais sustentável, como o uso de energia de baixo impacto, que deixa nossas lojas mais eficientes em termos de consumo energético. 

Por exemplo, durante as reformas, reciclamos e reaproveitamos resíduos, além de reduzirmos o uso de água. Também usamos móveis e manequins produzidos com materiais reciclados e, em algumas lojas,  temos o coletor do Brechó on-line Repassa, com espaços para encontrar peças incríveis e sustentáveis.

Logística reversa

O Ecoestilo é o nosso programa de logística reversa que dá um destino mais responsável para roupas, embalagens e frascos de produtos de perfumaria. Essa iniciativa está em sintonia com a economia circular e ajuda a garantir que esses itens não acabem apenas no lixo.

Desde 2011, temos coletores em nossas lojas onde clientes e colaboradores podem descartar roupas, embalagens e frascos de beleza, independentemente de onde foram comprados. É uma forma simples de colaborar com a sustentabilidade!

Uma vez que as peças são depositadas, elas vão para um parceiro que faz uma triagem. Ele separa o que pode ser reciclado do que pode ser reutilizado/doado. Em 2023, conseguimos coletar mais de 55,9 toneladas de materiais, totalizando 296 toneladas desde que o programa começou – e tudo isso com um foco na destinação correta.

Além disso, desde 2017, nossos clientes também podem trazer suas roupas, compradas na Renner ou não, para os coletores EcoEstilo. Em 2023, recolhemos 20,4 toneladas de roupas, somando cerca de 43 toneladas desde 2017. 

Essas peças são destinadas à reciclagem ou doação, com foco em tornar a moda mais circular e sustentável. Vamos juntos fazer a diferença!

Investimento em energia renovável e carbono neutro

Em parceria com a Enel, atendemos a demanda de 170 lojas e do nosso centro de distribuição em Cabreúva (SP) com energia eólica. 

Além disso, desde 2017, as novas Lojas Renner seguem as premissas da certificação LEED de boas práticas ambientais para construções. Também conseguimos adaptar três unidades e a sede administrativa para esse reconhecimento. 

Desde 2011, a Renner tem trabalhado para mapear suas emissões de gases de efeito estufa. E, a partir de 2016, começamos a neutralizar várias dessas emissões, ajudando a reduzir a quantidade de CO2 que vai parar na atmosfera a cada ano.

#DiadaModaResponsável

Anota aí: no dia 01 de outubro, vamos lançar nossa campanha que coloca a sustentabilidade na moda em destaque aqui na Renner. Nesse dia, nossos canais digitais estarão cheios de conteúdos educativos, com foco em sustentabilidade e nas nossas principais iniciativas nessa área.

Já o dia 8 de outubro (8.10) será super especial para a gente, pois vamos celebrar um grande marco: 8 em cada 10 das nossas peças são feitas de forma sustentável. Você não precisa mais escolher entre estilo e sustentabilidade, porque aqui você tem os dois!

Essa data reafirma nosso compromisso com uma moda responsável. É uma oportunidade de espalhar conhecimento e reforçar nossa missão de construir um futuro mais sustentável.

Deu pra ver que estamos comprometidos em fortalecer a relação moda e sustentabilidade, né?

Cada ação conta, e estamos aqui para fazer a diferença. Quer saber mais? Conheça de onde vem o tecido das roupas Renner.