Moda responsável: conheça algumas das iniciativas da Renner que fazem a diferença

mulheres com jeans moda responsavel renner

Na Renner, temos o compromisso de promover a moda responsável. Por isso, criamos uma série de iniciativas e práticas de sustentabilidade a fim de minimizar o impacto ambiental e social. Estamos empenhados em executar uma série de iniciativas que vão além da sustentabilidade na moda, desde a utilização de matérias-primas menos impactantes até a implementação de soluções climáticas e a promoção de relações humanas e diversas.

O primeiro ciclo de compromissos públicos (2018-2021) foi alcançado e o próximo, estabelecido para até 2030, possui objetivos que abrangem todo o ecossistema de moda e lifestyle. Com isso, pretendemos que, até este prazo, 100% das peças de vestuário da Lojas Renner sejam mais sustentáveis. Neste artigo, explicamos os caminhos que trilhamos para termos uma moda cada vez mais responsável. 

Conheça algumas das iniciativas de moda responsável da Renner

A seguir, contamos para você sobre algumas de nossas práticas focadas no meio ambiente e na diversidade. Elas exemplificam um pouco o que é moda menos impactante em ações.

Selo Re e uso de algodão mais sustentável

selo re moda responsável

O Selo Re identifica produtos com matérias-primas ou processos menos impactantes.  Faz parte desse selo o Re Jeans, que é o jeans mais sustentável da Renner.. Grande parte das peças com esse selo possuem atributos de moda e sustentabilidade que reduzem o impacto ambiental e levam certificados de algodão mais sustentável. Dentre eles, está o certificado Better Cotton, uma organização global sem fins lucrativos que avalia e certifica o processo produtivo do algodão. As ações de moda responsável deste processo incluem:

  • Uso eficiente de água;
  • Saúde do solo;
  • Preservação do habitat;
  • Qualidade final da fibra;
  • Melhores condições de trabalho para os agricultores.

Soluções climáticas, circulares e regenerativas

O foco desta iniciativa é progredir na construção de um negócio circular, regenerativo e com baixa emissão de carbono. Nossos desafios até 2030 incluem:

  • Acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, atingindo metas de redução com base em evidências científicas e alcançando neutralidade climática até 2050;
  • Reduzir o consumo de água na produção de peças de vestuário, eliminando o descarte de produtos químicos na produção de tecidos e calçados;
  • Incorporar princípios de circularidade no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios;
  • Investir no desenvolvimento de moda responsável com matérias-primas têxteis circulares e regenerativas;
  • Eliminar as embalagens plásticas das lojas físicas e do comércio eletrônico que não possam ser reutilizadas ou recicladas.

Conexões que amplificam

Outro dos nossos objetivos de moda e sustentabilidade é ampliar conexões com fornecedores ou parceiros, para que possamos:

  • Garantir que nossa cadeia de fornecedores esteja em dia com critérios socioambientais;
  • Estimular nossos fornecedores a adotar o living wage, ou seja, pagar um salário que possibilite uma vida digna a seus trabalhadores;
  • Ter 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão e avançar na rastreabilidade das demais matérias-primas têxteis;
  • Monitorar e promover a inclusão e o desenvolvimento socioambiental dos sellers (varejistas do e-commerce).

homem e mulher usam jeans renner moda responsavel

Relações humanas e diversidade

Nas Lojas Renner S.A., ecossistema do qual faz parte a Renner, temos o desafio de promover que todas as pessoas envolvidas possam alcançar o seu pleno potencial. Portanto, buscamos:

  • Ser uma referência no Brasil em relação a salários justos e avançar de forma rápida na promoção do bem-estar dos colaboradores;
  • Construir uma cultura de diversidade, equidade e inclusão para garantir que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por pessoas negras e que 55% dos cargos de alta liderança sejam ocupados por mulheres;
  • Oferecer um portfólio diversificado e inclusivo de produtos e serviços.

Lojas circulares

A abordagem de moda responsável da Renner vai além das roupas e também incorpora as práticas de economia circular, um conceito que mantém materiais, produtos e serviços em circulação pelo maior tempo possível. 

A economia circular propõe uma mudança na cadeia do modelo de consumo sem responsabilidade ambiental, na qual as matérias-primas são extraídas do meio ambiente, transformadas em produtos e depois descartadas. 

Na loja circular Renner, por outro lado, há redução de resíduos, como um menor consumo de matérias-primas virgens na reforma, priorizando materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis.

Logística reversa

O Ecoestilo é nosso programa de logística reversa para  roupas e embalagens e frascos de produtos de perfumaria. Este serviço está alinhado aos princípios da economia circular e proporciona a destinação adequada para esses itens. 

Desde 2011, disponibilizamos coletores em nossas lojas para que clientes e colaboradores possam descartar embalagens e frascos de produtos de perfumaria e beleza, independentemente de terem sido adquiridos em lojas da Renner ou não.

As peças depositadas nos coletores são encaminhadas a um parceiro, que realiza uma triagem inicial separando aquelas que serão recicladas das que serão reutilizadas.

Investimento em energia renovável

homem usa roupa de moda responsável renner

Além dos nossos novos compromissos de sustentabilidade, estamos empenhados em buscar fontes alternativas de energia para abastecer nossas lojas. Por isso, em parceria com a Enel, passamos a atender a demanda de 170 lojas e do nosso centro de distribuição em Cabreúva (SP) com energia eólica. 

Além disso, desde 2017, as novas Lojas Renner seguem as premissas da certificação LEED de boas práticas ambientais para construções. Também conseguimos adaptar três unidades e a sede administrativa para esse reconhecimento. 

O novo Centro de Distribuição de São Paulo já está em processo de certificação LEED e receberá 100% da energia proveniente do parque eólico. Todas as lojas contam, ainda, com iluminação de LED, que consome menos, e parte delas têm sistemas de automação e gestão remota, para aumentar a eficiência energética.

Carbono neutro

Desde 2011, a Renner já produz um inventário de emissões de gases de efeito estufa e, a partir de 2016, passamos a neutralizar diversas de nossas emissões. Esta iniciativa reduz a emissão de CO2 na atmosfera anualmente. 

A Renner está empenhada em minimizar os impactos de suas atividades na cadeia da moda. Desde a escolha de matérias-primas com menor impacto até processos mais sustentáveis e certificações internacionais, nossas iniciativas de moda responsável contribuem para a construção de um meio ambiente mais sustentável. E não para por aí: aproveite para conhecer o movimento ModaComverso, que promove a moda socialmente responsável e consciente.