Pode passar hidratante corporal no rosto? A gente responde!

Quem mantém uma rotina de skincare já reparou que existem produtos específicos para a pele do rosto e do restante do corpo. Mas, são tantas opções atualmente, com tantas propriedades e formulações, que é comum se perguntar: “pode passar hidratante corporal no rosto?”. Se essa também é a sua dúvida, boas-vindas a uma jornada de descobertas sobre o cuidado com a pele!

Fazer a escolha certa de produtos para rosto e corpo é fundamental para extrair o melhor resultado da sua rotina de skincare. Então bora lá?

Neste artigo, a gente fala sobre os diferentes tipos de produto, os cuidados necessários para cada área do corpo e desvenda o que acontece quando usamos cosméticos de forma inadequada.

Existe diferença entre produtos para rosto e para corpo?

A resposta é sim, e não se trata apenas de uma jogada de marketing. A pele do rosto é mais delicada e sensível do que a do corpo, demandando formulações específicas para atender às suas necessidades únicas. 

Além de, em muitos casos, apresentar uma tendência maior à oleosidade, por isso produtos para a pele do rosto devem ser mais leves e livres de óleo na composição.

Por outro lado, os produtos para o corpo geralmente são mais densos, já que a pele do corpo pode ressecar mais, sobretudo em áreas como pés, joelhos e cotovelos. Alguns itens para o corpo ainda podem ter fragrâncias mais intensas. 

O que acontece se passar hidratante corporal no rosto e vice-versa?

Para esclarecer essa dúvida, é fundamental entender que a pele do rosto possui características únicas, como a zona T (testa, nariz e queixo), que é mais propensa a acne e oleosidade. Claro que existem diversos tipos de pele, mas o rosto, sobretudo a zona T, tem maior tendência à oleosidade.

Assim, se usarmos produtos para o corpo no rosto, eles podem obstruir os poros, gerando mais sebo (oleosidade) e, como consequência, facilitam o surgimento de acne e irritações. Além disso, os hidratantes corporais costumam conter fragrâncias mais intensas que, eventualmente, irritam a pele, sobretudo as mais sensíveis.

Em contrapartida, usar um hidratante facial no corpo não é indicado pois a pele do corpo pede uma hidratação mais intensa. E, como você viu, as fórmulas para o rosto são leves demais para áreas com pele mais espessa. Além disso, a exposição excessiva a ingredientes ativos presentes em produtos faciais pode não ser benéfica para todas as partes do corpo.

Vale ressaltar que essa diferença não se aplica somente ao creme hidratante. O protetor solar também pode ser encontrado em versões facial e corporal. Além de oferecer proteção eficaz contra os raios UV, os protetores faciais, muitas vezes, incorporam ingredientes hidratantes e antioxidantes, proporcionando benefícios adicionais à pele sensível do rosto. 

Por outro lado, os protetores solares corporais, densos e duradouros, são formulados para cobrir áreas de pele mais extensas, oferecendo uma barreira eficiente contra os efeitos nocivos da exposição solar prolongada. 

A escolha correta entre essas categorias não só respeita a importância do cuidado com a pele, como também otimiza a eficácia da rotina de proteção solar. Então nada de misturar os dois tipos, ok?

LEIA MAIS

Quer praticar o autocuidado? A Renner tem as dicas

Cuidados com a pele: explicamos o passo a passo de skincare para iniciantes

Cuidados que devemos ter com a pele

Manter uma rotina de skincare eficaz é essencial para garantir uma pele saudável e bonita. Abaixo listamos os principais cuidados com a pele do rosto e do corpo.

Hidratação facial

Use hidratantes para o rosto adequados para o seu tipo de pele e aplique-os diariamente para manter a pele equilibrada e saudável.

Dica: para peles oleosas, prefira séruns ou loções menos densas e livres de óleo na composição. Para peles sensíveis, produtos com ingredientes calmantes e sem fragrância são bem-vindos. Já para a pele ressecada, ativos hidratantes mais intensos são uma boa.

Hidratação corporal

Para o corpo, escolha um produto para a pele que atenda às necessidades específicas de cada área, proporcionando a nutrição adequada para cada região do corpo.

Por exemplo, para pés, mãos, joelhos, cotovelos e regiões mais ressecadas, vale usar hidratantes à base de óleo de amêndoas, de semente de uva ou ureia. Para as demais regiões, os hidratantes tradicionais costumam dar conta do recado!

Proteção solar

Nunca subestime o poder do protetor solar no rosto e no corpo. Aplique uma quantidade generosa no rosto e em todas as áreas expostas sempre que sair ao sol. Ah, e é sempre importante reaplicá-lo conforme a necessidade para renovar a proteção solar.

Assim como o hidratante de rosto, leia os rótulos e opte por filtros livres de óleo se sua pele tem tendência à acne, combinado?

Investir tempo na sua rotina de cuidados com a pele não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Uma pele bem-cuidada é menos propensa a irritações, infecções e outras condições dermatológicas. Além disso, a sensação de bem-estar que uma pele saudável proporciona é incomparável.

Agora que você já sabe a resposta para a famosa dúvida “pode passar hidratante corporal no rosto?”, ficou mais fácil montar a sua própria rotina de skincare, de acordo com as necessidades da sua pele. A propósito, fica a dica: confira alguns hábitos que mantêm a pele saudável além do skincare.