Zezé Motta: “Aos 79 anos, reconheci a verdadeira essência da liberdade feminina – viver a coragem”.

Quando aceitei a mulher que sou de verdade, olhei pra mim de dentro pra fora e reconheci a liberdade. Em um mundo que ainda insiste em limitar os passos das mulheres, a verdadeira essência da liberdade feminina é viver a coragem. Aos meus 79 anos de vida, potencializo e brindo a beleza do tempo: ele dá o poder de ser, sem restrições, a autenticidade.

Por meio do meu trabalho como atriz e cantora experimentei a generosidade de me conhecer, conectando-me a várias personas femininas ao longo do tempo. Essas experiências artísticas têm sido a essência da minha jornada, cada conquista é uma revolução silenciosa.

Ser diversos tipos de mulheres e transitar entre épocas contando a história de vida delas através de mim atesta nossa multiplicidade. Apesar de tantas vivências, é o meu poder de escolha que me liberta. Acredite no seu poder de escolha: ele é a chave do portal que você carrega dentro de você.

Liberdade enquanto celebração

Nossa liberdade não é apenas um direito, mas uma celebração da força que reside em cada mulher. Em meio a desafios, florescem a resiliência, o amor e a individualidade. Hoje redefinimos a liberdade não com uma concessão, mas como um nascimento inalienável e sagrado de decidir o próprio caminho, desafiando as normas que ainda hoje querem estabelecer. Devemos reconhecer o nosso poder, fortalecendo as nossas vozes num compasso único, quebrando correntes e construindo legados.

Desafiemos normas, coloquemos o diálogo à mesa, alcancemos cargos de chefia, redefinamos os limites e avancemos nas discussões de igualdade. Incluo a questão da igualdade de salário para construirmos a nossa narrativa e compreendemos plenamente o papel da mulher na sociedade, livre da opressão do sexismo e do racismo.

Ressoou: liberdade para suas vozes, liberdade para o seu corpo, liberdade para amar, liberdade para ser compreendida. Na liberdade, encontramos a essência não moldada, a verdade não filtrada, e, no eco uníssono dessas liberdades, encontramos a sinfonia da alma feminina, bela e inconfundível. Experimente ser você mesma, verdadeiramente, sem pedir permissão.

Desejo profundamente que cada mulher escreva sua história com a tinta da liberdade, rompendo barreiras e inspirando, pois, a verdadeira liberdade é o eco ininterrupto da alma feminina. Suas maravilhosas: sejam abusadas, voem, despertem a beleza que vive em vocês!