EcoEstilo: nosso programa de logística reversa completa 10 anos!

Nosso compromisso com a moda responsável está presente em todo o ciclo de vida da sua peça Renner. Investir em processos e matérias-primas menos impactantes é primordial, mas também estamos engajados em ampliar o debate sobre hábitos de consumo e apresentar soluções para o pós-uso. Aqui na Renner a logística reversa é real e começamos 2021 comemorando os 10 anos do nosso serviço de EcoEstilo!

Quando o seu produto de perfumaria termina e aquela peça que já foi linda não está mais sendo usada, é hora de passar esse material para frente, nunca para o lixo! Aí que entram nossos pontos de EcoEstilo: o serviço foi criado como uma resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passou a valer no ano de 2010.

Essa lei foi um marco no setor porque fala sobre o gerenciamento de todas as categorias de resíduos sólidos, sejam eles domésticos, industriais ou eletroeletrônicos. Ela regula a destinação adequada de materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados e também dos rejeitos – aqueles que não podem ser reaproveitados. A logística reversa é um ponto abordado na política, dividindo a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos entre os comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e serviços de coleta.

Apesar de a lei enfatizar itens mais problemáticos do ponto de vista ambiental (agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos), ela determina que as medidas de logística reversa devem se estender a todo produto comercializado em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro. Foi compreendendo nossa responsabilidade no pós-uso que criamos os pontos de EcoEstilo.

Oferecemos esse serviço aos clientes desde 2011 na categoria de perfumaria, com pontos de coleta em todas as lojas Renner. Todo tipo de frasco pode ser depositado nesses coletores, mesmo de produtos que não tenham sido comprados com a gente. Esses resíduos coletados recebem a destinação correta, evitando a contaminação do meio ambiente. Desde o começo do programa, já são 145 toneladas (Uau!).

Ao longo do programa, também ampliamos o serviço de EcoEstilo com coletores para peças de roupa que não têm mais utilidade. São mais de 70 lojas com coletores e a ideia é receber peças de quaisquer matérias-primas e compradas em qualquer loja, mesmo que não tenha sido na Renner. O que importa é evitar que materiais tão nobres possam parar no aterro sanitário quando eles ainda podem ter diversos usos, como serem reciclados, reutilizados num processo de upcycling ou destinados à doação quando estiverem em bom estado. Brevemente, pretendemos ter pontos de coleta de roupas em todas as lojas.

Em 2020, uma novidade bacana para ampliar o conceito de circularidade na jornada de consumo foi o começo da nossa parceria com o brechó online Repassa, em São Paulo. Com isso, passamos a disponibilizar gratuitamente a “Sacola do Bem”, que o cliente utiliza para colocar as roupas que deseja vender. Por enquanto, o projeto está sendo testado em quatro lojas, mas pretendemos ampliar em breve essa iniciativa!

Pense na moda como uma jornada circular e, na sua próxima passadinha nas lojas Renner, você certamente vai notar o ponto de EcoEstilo que está à sua espera!