10 cardigans para ficar quentinha no inverno

Você sabe de onde vem o cardigan? Ele já foi sinônimo daquele casaquinho que as mães pediam para gente não esquecer de levar. Há muitos anos, era considerado “malha de vovó”. O cardigan é tudo isso, e também muito mais. Clássico do guarda-roupa feminino, seu uso como peça de moda vai e vem, mas já faz alguns anos que voltou para ficar no guarda-roupa fashionista. E sabe por que ele deve se manter como peça cool por um bom tempo? É que, além de perfeito para o inverno ameno de muitas regiões do Brasil, fácil de levar (não é um casacão) e multifuncional, já que dá para ser usado tanto como casaqueto quanto como blusa, o cardigan reúne duas grandes tendências de moda e estilo de vida fortíssimas atualmente: o artesanal e a nostalgia.

Criado em meados do século 19 pelo aristocrata e militar britânico James Brudenell como uma adaptação para o seu uniforme durante a Guerra de Criméia, o cardigan ganhou esse nome graças ao título nobre que Brudenell adquiriu, de Conde de Cardigan. Geralmente de tricô ou lã, eles dão ao look um toque natural e de “feito à mão”, mesmo quando são confeccionados industrialmente e com outros tecidos. Já a nostalgia vem por conta dessas lembranças do passado, do estilo das nossas avós, do carinho e da preocupação materna em forma de uma peça de roupa.

Misto de malha e casaco, o cardigan é, por definição, um casaco ou suéter sem gola, com decote redondo ou em V, de mangas compridas, que se abotoa até o pesco

Já os mais curtinhos e os clássicos podem ganhar um ar fashionista usados por cima de camisas, fechados, como uma malha, ou abertos. Abotoada, a gola da camisa fica mais estruturada e dá um acabamento de alfaiataria classudo ao seu look. Outra ideia é usar o cardigan fechado por cima de uma camisa oversized: assim, ele vai ajustar uma parte do corpo e formar um babadinho fofo na parte de baixo. Com shorts ou calça, pode ficar muito legal. Para um mood vintage romântico, os cardigans podem ser usados abertos por cima de vestidos longos.

Outra tendência bem em alta são os cardigans estampados, que dão aquela alegria e transformam qualquer combinação básica (tipo jeans e camiseta branca) num look statement, de assinatura.