Dia da Costureira: como a Renner apoia empreendedoras da moda em todo o país

Costurar é criação e transformação! Seja no artesanato, na decoração ou na moda, esse ofício milenar está presente em nossa vida a todo momento! Queremos aproveitar este Dia da Costureira para fazer uma justa homenagem e mostrar os inúmeros projetos do Instituto Lojas Renner que incentivam e capacitam mulheres com esse talento de norte a sul do país.

O empreendedorismo é uma importante ferramenta de transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida das mulheres. Sustentabilidade econômica se traduz em independência e protagonismo. Além de apoiar projetos que incentivam a inserção da mulher no mercado de trabalho, a Renner promove políticas voltadas à equidade de gênero também em seus times internos e fornecedores.

No caso das costureiras, esse incentivo ocorre por meio do projeto Empreendedoras da Moda, desenvolvido pelo Instituto Lojas Renner desde 2018. É uma iniciativa que promove a formação técnica de mulheres em diversas atividades ligadas ao nosso segmento e ainda as qualifica para a criação, ampliação ou profissionalização de seus negócios na cadeia da moda.

Nesses dois anos do programa, nos conectamos com grupos produtivos de vários estados brasileiros, levando conhecimento sobre gestão, empreendedorismo, capacitação técnica para costura e upcycling. Alguns grupos puderam, inclusive, se tornar fornecedores da Renner.

Um exemplo é a Cooperativa Novos Horizontes, coletivo de Porto Alegre (RS) que, desde dezembro de 2020, está homologado como fornecedor de nossos produtos. Além dos produtos para revenda nas nossas lojas, a cooperativa de mulheres está fazendo a produção de sacolas e cortinas da Renner para as lojas que ainda serão inauguradas em 2021.

No ano passado, também promovemos a geração de renda dessas Empreendedoras da Moda encomendando itens que a Renner destinou como doação ou brindes em nossas ações de relacionamento – como máscaras e sacolas de pano. Também contratamos várias mulheres participantes do programa como modelos dos looks à venda no site. Além disso, desenvolvemos um catálogo on-line para divulgar o trabalho dos grupos.

Quando promovemos o desenvolvimento dessas costureiras, que depois se tornam parceiras da Renner, também estamos fortalecendo nosso compromisso com a conformidade dos fornecedores, que é uma das quatro diretrizes envolvidas em nosso compromisso de moda responsável. Nós admiramos o talento de costurar e acreditamos que é possível unir empoderamento, autonomia, cooperação e um modo de trabalho baseado nos princípios de sustentabilidade e solidariedade – pois, quando uma mulher avança, todas avançam juntas!