Um guia prático para limpar seus pincéis

Que tal se junto com o skincare dos dias de folga, você cuidasse também dos seus pincéis de make? Afinal, eles são ferramentas essenciais para a boa aplicação e performance das maquiagens na nossa pele e merecem um olhar atento.

Por que lavar?

Porque os pincéis acumulam impurezas, como pó e restos de produtos que podem, além de afetar o resultado final da make, causar problemas na sua pele. A boa notícia é que é super fácil lavá-los e, com isso, eles duram muito, muito mais!

Quando lavar?

Depende da frequência com que você os usa e também das texturas. Explicamos: pincéis para produtos mais líquidos e cremosos, como base, corretivo, batom e máscaras, podem ser lavados, em média, a cada duas semanas, se seu uso for diário.

Aqueles que usamos para sombras e pós podem ser lavados uma vez por mês. Mas, na dúvida, lave um dia antes da sua utilização. Assim, dá tempo de secar e você pode utilizá-lo novamente!

Como lavar?

Existem produtos próprios para isso, veja:

Espirre nosso higienizador nas cerdas, faça movimentos circulares ou de trás para frente. Você vai reparar o acúmulo de maquiagem se dissolvendo na água. Retire-o, passe em uma superfície lisinha ou papel toalha para conferir se ainda há resíduos coloridos, coloque em água corrente e prontinho! Deixe secar em uma toalha.

E as esponjinhas?

Indicada para produtos de textura líquida ou cremosa, as esponjas, muitas vezes, fazem o papel de pincel porque também conseguem criar um acabamento básico. Por absorverem mais produtos do que os aplicadores, para lavá-las é preciso esfregá-la, com delicadeza, em água fria com sabonete neutro até fazer espuma. Vá repetindo o procedimento até ela ficar limpinha. Para finalizar, seque o excesso de água com papel toalha.

 

Você já conhece a luva limpadora?

Ela também ajuda na higienização dos pincéis. Basta molhar as cerdas em água morna com shampoo infantil ou detergente neutro, como explicamos acima, e passa-las, gentilmente, na textura da luva.