Dia do batom: 4 tendências de textura e aplicação

Para comemorar o dia do batom, fizemos uma seleção dessa que é a grande estrela da maquiagem desde o lançamento do primeiro batom no formato clássico de bala, em 1884. Em mais de um século, muita coisa mudou, incluindo novas tecnologias, texturas e jeitos de usar o batom. A seguir, três tendências de textura e uma de aplicação em alta, e como aplicá-las.

Volume

O efeito de lábios maiores e mais volumosos pode ser conseguido sem encarar procedimentos estéticos, mais como um acessório, que um dia a gente usa, outro não. O segredo são os batons com vários tipos de ácido hialurônico, que dão essa sensação de preenchimento labial, caso do gloss pump BT Bruna Tavares.

Outra dica são os batons com efeito molhado e com uma leve cintilância. O da Clarins dá efeito de brilho de vinil, enquanto o da Dior tem uma suave cintilância que reflete luz dá a sensação de lábios maiores.

Ultra-Matte

Desenhar o contorno dos lábios e aplicar um batom matte da mesma cor pode dar um efeito de lábio maior, mas o retorno do acabamento fosco no batom vai muito além disso. Essa é a melhor textura para usar embaixo da máscara de proteção contra Covid-19 e, pensando nisso, algumas marcas têm lançado versões ultra-matte, como o Matte Ink Spice, da Maybelline, e o batom líquido Klasme, que possui ainda uma leve cintilância. A caneta Rouge Ink Liner, da Dior, pode ser usada para fazer o desenho dos lábios e também para preenchê-los, com um aspecto quase de tatuagem.

Matte

Já os batons de efeito matte são mais confortáveis e menos secos, como o Multiefeitos, da Vult, o Lip Max Matte, da Payot e o Skinny Matte, da Niina Secrets. Todos são em versão líquida com aplicador, o que facilita o desenho dos lábios.

Efeito esfumado

Essa é uma tendência de aplicação que pode ser feita com qualquer batom minimamente cremoso. Basta aplicá-lo e depois esfumar o contorno levemente com os dedos ou com um pincel de batom. Dá uma sensação de lábio maior e um efeito mais natural, especialmente se for feito com batons tipo balm com cor.

E aí, qual tendência você gostou mais? Dá para variar e usar uma por dia!