Looks para entrevista de emprego

Escolher a roupa certa para uma entrevista de emprego depende de vários fatores. A ideia não é ir fantasiada de uma coisa que não somos, mas salientar, por meio da nossa imagem, as qualidades que queremos que o entrevistador enxergue melhor. Para isso, dividimos as sugestões de look não por tipo de trabalho, mas pelo estilo de profissional que você quer mostrar ser logo de cara. Vamos lá?

Casual mão na massa

Você é descontraída, mas isso não quer dizer que não se preocupa com o que as pessoas vão pensar – afinal, num ambiente profissional, não basta ser competente: seus clientes, colegas e chefes também precisam achar isso. Uma calça jeans mom ou baggy revela informalidade, estilo (os modelos estão em alta) e conforto, o último importante para executar as tarefas sem se distrair com uma roupa apertada, comprida, ou curta demais.

Peças lisas em cores mais suaves, como o lilás (foto), o verde e o azul pastel, dão leveza e um certo humor, sem exagero. Outra opção é apostar em estampas clássicas, como o listrado fino em preto e branco. O jeans mais escuro – índigo ou preto – fica sempre mais elegante.

Nos pés, um tênis neutro, tipo inteiro de uma cor só e de modelo clássico de cadarço, ou um sapato fechado de salto baixo e/ou grosso tiram a ideia de que você preferiria estar na praia ou na balada, impressão que pode passar uma sandália rasteira ou de salto alto fino.

Uma mulher que não brinca em serviço

Nada vai tirar sua atenção: você se preparou para executar o trabalho e está atenta aos detalhes. Neste caso, as peças de alfaiataria são suas melhores amigas. Não precisa ser tudo preto (pode passar uma imagem um pouco gótica ou agressiva). Vá de acinzentados, amarronzados, beges, branco. Um ponto de cor ou de luz num brinco dourado ou na argola pequena com verde da foto é bem-vindo, para ninguém confundir seriedade com melancolia ou desânimo. A camisa branca com laço no pescoço é uma opção com um charme a mais ao modelo clássico branco, com gola, modelagem não muito justa e abotoamento até o final (são as mais elegantes).

Moderna e descolada

Você é informada de tudo e mostra isso vestindo as mais novas tendências de moda. Se vai trabalhar numa área de inovação, como uma loja de moda high end, uma startup de tecnologia ou qualquer ambiente que estimule a ousadia e a criatividade, pode investir em peças mais fashionistas, como o vestido curto vermelho com abotoamento e gola de camisa e manga bufante. Sempre lembrando que você quer mostrar que, embora moderna e conectada, está ali para trabalhar. Os sapatos podem deixar isso claro, sendo mais funcionais e de salto baixo.