Moda Dopamina: conheça a tendência que vai te deixar feliz

Dopamina dressing ou moda dopamina, é uma tendência pós-pandemia que surgiu nos desfiles lá fora. O nome faz referência à dopamina, um neurotransmissor produzido pelo corpo associado ao prazer. Mas será que é possível se sentir feliz ao vestir uma roupa? A resposta é: sim! Pesquisas revelaram que o vestuário pode afetar o bem-estar. Em 2012, um experimento feito por um professor universitário britânico mostrou que a confiança dos participantes aumentava quando usavam roupas que tinham valor simbólico para eles.

Vestindo-se para celebrar

A moda sempre reflete o que estamos vivendo. Se o isolamento evidenciou o conforto, o momento atual desperta a vontade de se sentir vivo, de finalmente sair de casa, deixar o pijama de lado e vestir o seu melhor look. Por isso, essa tendência é marcada pelas cores fortes, texturas, brilhos, estampas e volumes. Como uma festa, é leve, divertida e sem regras. Nesta celebração, tudo é permitido e o importante é ser feliz.

Como usar a moda dopamina?

Vamos à parte que interessa: como usar essa tendência? Você pode usar um look monocromático com cores intensas, como o rosa pink ou laranja que vão dominar a próxima estação. Se quiser incrementar, misture as cores ou use apenas uma peça em cor diferente. Para àquelas que não dispensam uma boa estampa, vale ousar: mix de animal print ou xadrez com floral e uma jaqueta com franjas. A regra é não ter regras, mas aqui vai uma dica para quem não sabe como misturar estampas: escolha peças que tenham cores em comum. E acessórios, é claro, abuse deles!

Experimente a tendência dopamina do seu jeito

Mesmo nos detalhes, a moda dopamina pode estar presente. Se você não é adepta à brincadeira dos excessos, dê um passo de cada vez. Comece aos poucos: uma blusa colorida com babados ou com a manga bufante, uma peça em paetê combinada com jeans, uma bermuda ciclista com estampa de animal print ou um blazer alongado com uma calça mais larguinha para brincar com as proporções. Vale de tudo, contanto que você esteja confortável.

A regra da moda dopamina é ser feliz

Antes de tudo, moda é uma forma de autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais sabe o que combina com a sua rotina e estilo. Não existe regra quando falamos da moda dopamina justamente porque o conceito de felicidade é relativo e varia de acordo com cada pessoa. Só você pode dar significado às suas roupas. Quando olhar para si mesma e se sentir confortável, vai descobrir que é possível ser feliz de todas as formas.

Aproveite que os dias mais coloridos do ano estão chegando e confira o preview da nossa coleção Primavera-Verão.