Looks coloridos: um guia definitivo para você se inspirar

O ato de se vestir pode ser comparado à criação de uma obra. Olhamos para um quadro em branco, repleto de possibilidades. Nessa invenção, o sentido vem através das cores. Cada cor carrega uma informação, por isso, às vezes, torna-se complicado criar combinações multicor. Há quem se arrisque nos looks coloridos apenas no Carnaval, mas, com a ajuda do círculo cromático, vamos provar que você pode colorir o seu visual o ano inteiro. Vem saber mais!

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta muito usada por profissionais que trabalham com arte, moda e criatividade. Ele serve para explorar a combinação de diferentes cores através dos seus 12 pedaços. Cada pedaço do círculo representa uma cor, sendo três primárias, três secundárias (mistura das cores primárias) e seis terciárias (mistura das cores primárias e secundárias). Dentro desse círculo, conseguimos observar três combinações de cores: monocromáticas, análogas, complementares e tríades.

Cores monocromáticas

Queridinho por todos nós, podemos dizer que os looks monocromáticos são a iniciação nas cores. No famoso tom sobre tom, uma única cor é usada da cabeça aos pés. É funcional, prático e se torna ainda mais interessante quando você passa a explorar as diferentes tonalidades na hora de compor a sua produção, criando um gradiente elegante e super fashion.

Cores análogas

Chegando de forma menos discreta, as cores análogas são compostas por uma cor primária e duas outras cores vizinhas no círculo cromático (exemplo: vermelho, laranja e amarelo). A combinação cria um contraste harmonioso, estiloso e divertido no seu look. Você pode destacar uma cor e deixar as outras nos acessórios e sapatos, por exemplo.

Cores complementares

Moderno, fashion e cheio de vida, assim são as cores complementares. A combinação é feita com cores opostas dentro do círculo cromático, unindo tons quentes e frios. Azul com laranja são um exemplo de cores complementares, assim como o verde com rosa. Na prática, você pode escolher uma das cores como principal e complementar o restante do look com a segunda cor.

Cores tríades

Agora se você quiser se jogar no color blocking, aposte nas cores tríades. A combinação é feita entre três cores que possuem a mesma distância dentro do círculo, exemplo: amarelo, vermelho e azul, rosa, laranja e azul ou roxo, verde e laranja. Os looks ficam mais informais e criativos por conta das múltiplas cores. Para usar essa combinação sem medo, escolha peças com tons menos vibrantes e invista em acessórios neutros.

Na prática, vale experimentar e investir algum tempo na frente do espelho até encontrar a combinação de cores que melhor combina com o seu estilo. Aliás, você não precisa sair por aí usando cores totalmente vibrantes, viu? Lembre-se de explorar as diferentes tonalidades de tons. Já os acessórios, bolsas e sapatos podem servir com itens neutros para equilibrar o colorido do seu look.

Aproveite essa onda de cor e conheça a tendência do verão: o verde. Contamos como você pode explorar a cor nos seus looks.