O retorno da calça cargo: como usar a peça do trabalho ao lazer

A calça cargo foi queridinha nos anos 90 e 2000, se tornou característica dos looks esportivos e, agora, faz seu retorno às passarelas. Com novas cores, tecidos e modelagens, a peça aparece totalmente repaginada e vai convencer você que ela merece ter um lugar nas suas produções. Do trabalho ao lazer, confira as nossas dicas para usar a peça!

A origem da calça cargo

Criada nos anos 40 como vestuário para o exército britânico, a calça cargo tinha como objetivo dar mais agilidade aos soldados. É por isso que os bolsos são a característica da peça e, na época, serviam para guardar munições. Não demorou muito para que o modelo ganhasse espaço em diversos estilos ao longo dos anos, principalmente no visual dos skatistas e cantores de hip hop. No final dos anos 90, a calça cargo tinha como marca a modelagem super larga e cintura baixa.

Como usar a calça cargo

Devido à sua origem militar, a peça é geralmente encontrada em tons neutros, como o caramelo, verde militar ou preto. Por isso, torna-se fácil criar combinações com a calça e explorar a sua versatilidade. Para um visual despojado, combine com tênis, coturno ou até mesmo uma papete.

Se quiser uma produção com um toque formal, invista nas camisas com tecidos mais estruturados, como o linho. Você ainda pode criar uma combinação monocromática, investindo em peças que sejam da mesma cor do modelo da sua calça.

A calça cargo repaginada

No seu retorno, a calça cargo aparece repaginada, com menos bolsos, novos formatos e em outros tecidos além da sarja. O modelo em jeans, por exemplo, é super versátil e se adapta em qualquer estilo. Nos dias mais quentes, vale combinar a peça com camisas estampadas, que são a cara do verão.

Você ainda pode aproveitar a sobriedade da calça cargo para abusar das cores fortes e estamparias. Lembre-se: quanto mais escuro for o modelo, maior será o contraste. Quando for usar a calça cargo, é importante levar em conta que a segunda peça e a terceira peça têm o poder de dar o tom da produção. Adapte a peça de acordo com o seu estilo, experimente e jogue-se nesta tendência.

Se você não abre mão do conforto e a moda utilitária está sempre presente no seu dia a dia, conheça a tendência gorpcore, que traz o contato com o natural através das roupas. Inspire-se e adote esse estilo de vida!