O estilo twee voltou: Nannoca Fernandes mostra como adotar o visual

Pra quem foi um adolescente-tumblr-2010 como eu, já deve saber do que estou falando. O estilo Twee vem de “sweet”, ou seja, doce. É um estilo fofo, delicado, indie-romântico. Esse estilo tem como inspiração os anos 60, e a peça mais clássica é o cardigan.

Além do cardigan, temos peças como: saias e vestidos rodadas com cintura marcada, blusas com golas bonecas, bolsa estilo carteiro, meia-calça, chapéu floppy, óculos grossos, estampas de poá e floral, cores pasteis, botinha e muito oxford. Vem entender mais sobre o comeback do tweet e como usar esse estilo!

Por que o estilo twee voltou?

Essa tendência que bombou 10 anos atrás está vindo com tudo agora na principal rede social dos jovens, o TikTok. O ar vintage do estilo twee resgata a ideia de uma época mais simples e sentimental.

E como tudo na moda se reinventa, é preciso adaptar esse estilo que, antes tão cultuado em corpos magros, hoje já é visto em uma maior diversidade de corpos. Para além da adaptação das peças no sentido estético, a tendência também precisa se adaptar às questões sociais da atualidade, tornando o estilo muito mais democrático e acessível.

Como usar o estilo twee?

Pensando nisso, aqui vai algumas sugestões para quem já quer usar a  – nem tão nova assim – trend do momento:

Cardigan

Como falei lá em cima, o cardigan é peça-chave do estilo twee. E normalmente são aqueles bem com carinha de vovó mesmo. Ele vai bem com vestidinhos fofos ou uma saia de cintura marcada, o jeito clássico twee de ser usado. Pensando em modernizar, podemos substituir o cardigan por um trench coat, por exemplo.

estilo-twee-blog-estilo-renner

Oxford

O oxford é outra característica do twee. O calçado traduz bem a imagem de “estudante juvenil”. Inspirado no estilo colegial americano, ele pode ser usado com ou sem meia (de preferência meia-calça), trazendo conforto e estilo pro seu visual.

estilo-twee-blog-estilo-renner

Vestido curto

Outra peça característica do estilo tweet é o vestido curto, sem muito decote. Normalmente são bem acinturados, em cores mais terrosas ou pastéis, e às vezes com estampas florais ou de poá. Coloque meia-calça e oxford para combinar a peça, e complemente com um cintinho fino.

estilo-twee-blog-estilo-renner

Acessórios

E os acessórios? Aqui nós veremos muitos chapéus estilo floppy ou no estilo Panamá, pra complementar o look de vestido + cardigan. Outro acessório bem presente é a bolsa transversal estilo carteiro. Ela vai bem com praticamente todos os looks desse estilo. Por fim, acessórios bem femininos são bem aceitos aqui, como por exemplo: tiaras, brincos e colares de bichinhos/folhagens.

estilo-twee-blog-estilo-renner

Agora que você já sabe de tudo sobre o estilo twee, que tal botar uma música da época e entrar mais ainda na vibe? Bota pra tocar “Why do you let me stay here?” da banda She & Him (banda da Zoey Deschanel, inclusive) e sinta o twee raíz! 😉

Ah! E não esqueçam que a melhor forma de usar uma tendência é extrair aquilo que há de melhor pra você e seu estilo. Adapte e use como quiser!

Nannoca Fernandes é influenciadora digital e Psicóloga. Cria conteúdos mesclando a moda e a autoaceitação, focada na positividade corporal e representatividade.