Skincare: o que você precisa saber para cuidar bem da pele

Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para mantê-la saudável, viçosa, protegida e com aquele glow natural. Quer começar a fazer skincare, mas não tem ideia do que escolher em meio a tantas opções ou qual o passo a passo certo? Esse post reúne as dicas essenciais de como descobrir o melhor para o seu tipo de pele e montar o kit de produtos perfeito. Confere só! 

A ordem do skincare 

Ainda que cada tipo de pele tenha suas necessidades específicas, a rotina de skincare vai passar por, pelo menos, três etapas: limpeza, hidratação e fotoproteção. 

A limpeza é a primeira na ordem de qualquer skincare, já que retira as impurezas da pele e prepara o rosto para receber os produtos que serão aplicados em seguida. Já a hidratação vai manter a pele nutrida, enquanto a fotoproteção, que nada mais é do que passar protetor solar, vai proteger a pele contra os raios UVA e UVB, além retardar o envelhecimento precoce.  

Skincare pele seca 

Caracterizada pela produção insuficiente de óleo, a pele seca está mais propensa à descamação, vermelhidão e a não reter os nutrientes que recebe e necessita. Por isso, a hidratação é a palavra-chave do seu skincare! 

Comece a sua rotina de cuidados lavando o rosto com uma espuma de limpeza especial para peles secas, já que esses produtos oferecem uma limpeza profunda e delicada. Então, aplique um antioxidante com alto teor de Vitamina C, que deixa a pele mais firme e luminosa, seguido de um hidratante com ativos que reforcem a barreira de proteção da pele.  

Depois destes três passos, a pele está pronta para receber o protetor solar. Além dos cremes e produtos, beber bastante água é outro hábito que ajuda a hidratar as peles secas. 

Skincare pele mista 

Uma pele oleosa na zona T – composta por testa, nariz e queixo – e mais seca nas outras regiões. O equilíbrio é o segredo do sucesso para o skincare das peles mistas, que precisam ser hidratadas com produtos de textura leve, que não contribuam com a oleosidade.  

O primeiro passo é lavar o rosto com um gel de limpeza que remova a oleosidade, para, depois, aplicar um hidratante com textura leve e refrescante. O sérum antioxidante é a escolha mais certeira para nutrir a pele sem pesar, enquanto o protetor solar com alto fator de proteção finaliza os seus cuidados diários com o rosto.  

Skincare pele oleosa 

Por produzir sebos e óleos em excesso, a pele oleosa tem um aspecto mais brilhante e espesso, especialmente na zona T – testa, nariz e queixo. Aqui, o objetivo é controlar a oleosidade, sem removê-la por completo. 

Comece o skincare para pele oleosa com uma espuma de limpeza, produto que remove as impurezas de forma mais profunda. Depois, aplique o tônico por todo o rosto com a ajuda de um algodão para diminuir a oleosidade e a aparência dos poros.  

Rico em antioxidantes, o sérum com Vitamina C dá continuação ao seu skincare perfeito. Finalize com protetor solar com ação de controle da oleosidade e você está pronta para o dia!  

Viu como criar uma rotina de skincare pode ser simples e fácil?  Aproveite para complementar o seu ritual de beleza com 5 produtos essenciais para cuidar da pele no inverno!