Tricô 2.0: Pam Barja mostra as peças handmade da Renner

O que vem à sua mente quando pensa em tricô? Se há alguns anos a gente ia de cara na imagem do casaquinho feito pela vovó, hoje em dia há um milhão de possibilidades que substituem esse clichê. Saias mídi, conjuntos coloridos, twin sets à la anos 2000, vestidos com gola alta, coletinho… Sim, o tricô não só saiu do esquecimento, como ganhou o coração dos fashionistas — e também de quem aposta nos básicos, afinal, a trama virou um clássico.  

Se eu tivesse que dizer quando a minha chavinha virou, mencionaria a febre dos coletinhos, algum tempo atrás. Superversáteis, eles podem ser usados sozinhos, como blusinha, ou em sobreposição a camisas, camisetas, vestidos e por aí vai. Logo, emendei a paixão pelos conjuntos — inclusive, está aí um estilo que facilita nossa vida em meio à correria!  

 

Conjuntinhos de tricô 

Acho legal entender os ciclos da moda e, no caso do tricô, essa espécie de lã entrelaçada, a volta tem tudo a ver com a influência da geração Z na moda (mas também no comportamento, na tecnologia, nos valores, na cultura… não tem como dissociar, né?). A gente consegue observar isso com vários elementos: a temida volta da cintura baixa, as miçangas, os óculos com lentes coloridas e muitas outras trends Y2K têm tudo a ver com o resgate delas por parte dessa turma. É como se eles mirassem suas antenas a tudo que já aconteceu no universo fashion e trouxessem novas versões, desconstruídas e revitalizadas.

Dando aquela navegada de praxe pelo app da Renner, descobri que a marca também não larga o tricô, que soma a pegada handmade que habita nossos corações a um quê aconchegante. Amei, por exemplo, as calças, que dão um ar arrumado tal qual a alfaiataria, mas também adicionam uma textura de impacto ao look; e as modelagens nada básicas, como a da camisa de golinha polo, que fica ainda mais chique quando feita de tricô.  

Tricô estampado 

Outra novidade que amei encontrar na Renner foi o tricô estampado: a blusa de gola alta com padronagem de zebra dá uma bela modernizada na trama. Ainda falando nas calças, tem opções pantacourt — um shape que dá um ar mais estiloso por si só: amo combinar com botinhas no inverno, tanto para esquentar bem como para dar um toque inusitado ao visual — e mais estampas, como a pied-de-poule, clássico dos tempos frios que fico feliz de voltar a usar todos os anos.  

Calça de tricô 

Falando em estilos à prova do tempo, também encontrei aliados eternos nas araras virtuais da Renner, a exemplo do blusão com gola alta, que nem fica parado no meu armário, já que é fácil de combinar e bem quentinho. Para atualizar a estética, o modelo ganhou uma modelagem mais ampla, o que funciona bem tanto em combinações com itens mais sequinhos, como em looks total oversized 

Essa ideia dos contrastes é boa também para falar de textura: o tricô cai bem num full look, em que ele seja o protagonista, mas também pode ser misturado a outros tecidos. Jeans, couro, cetim e veludo, por exemplo, fazem boas duplas com esse queridinho invernal. E aí, de qual time você é? Me conta aqui e também lá no @pambarja, onde amo compartilhar minhas produções (e muito mais).