Saiba qual a cor do ano 2023 e como usá-la em seus looks

Imagem com uma mulher usando uma blusa cropped e calça rosa

No próximo ano, não estranhe se começar a ver a cor magenta pipocar por todos os lados. Isto porque, de acordo com bureaus de tendências globais, , essa é a cor do ano 2023.

A propósito, essa influência não é nada recente. Desde o final dos anos 90, todos os campos do design se inspiram na escolha da cor do ano  para definir os próximos caminhos da estética global. Dessa vez, o mood visual para a próxima temporada cita as palavras“empoderador, eletrizante, sem fronteiras, audacioso e “inclusivo”.

Se está se perguntando como incorporar o magenta ao seu guarda-roupa, cara leitora, preparamos uma lista com 3 formas de apostar no tom sem cair na mesmice. Vem com a gente!

Cor do ano: como é escolhida e qual é o seu significado na moda?

Antes de falarmos de looks, vale entender melhor de onde surgiu essa tal cor do ano 2023 e qual é o seu impacto na moda. Para quem é leigo no tema, pode parecer, à primeira vista, que essa escolha é feita de forma aleatória, mas a verdade é que existe um estudo minucioso feito por especialistas em tendências que orienta a decisão.

Para o processo da seleção da cor magenta como a aposta para o próximo ano, esses especialistas vasculharam o mundo em busca de novas influências de tons, desde a indústria do entretenimento até a moda. Então, no final de cada ano, é anunciada uma cor que define os próximos doze meses.

A partir daí, as cores escolhidas influenciam o desenvolvimento de produtos em todos os tipos de indústrias, incluindo moda, design industrial e embalagens de produtos.

 

3 dicas para usar a cor do ano 2023 nos seus looks de formas criativas

Tudo bem, você já entendeu que apostar no magenta é o que há de mais quente na paleta de cores da moda para o próximo ano. Chegou a hora de conhecer maneiras diferentes de incorporar esse tom no seu guarda-roupa. As 3 dicas a seguir são as inspirações que você precisa.

1. Look monocromático

Não adianta: quem tem o espírito fashionista gosta mesmo é de exibir as tendências do momento em todas as suas escolhas de roupas e acessórios, sem medo de parecer demais – e que melhor forma de demonstrar que você está ligada na cor de 2023 do que vestir um look monocromático em magenta?

A melhor parte de ser uma cor vibrante é que ela proporciona uma cara mais moderna para composições mais tradicionais, como um look para escritório com camisa e calça wide leg, por exemplo. Se o seu ambiente de trabalho permite um dress code menos conservador, é a oportunidade perfeita para ousar.

Imagem com uma mulher usando um cardigam e uma calça rosa

2. Look mesclado

Sim, você também pode mostrar que está antenada na tendência da cor do ano 2023 sem se jogar de cabeça no magenta – uma única peça na composição é o suficiente para aderir à aposta. Nesse caso, o ideal é deixar o tom vibrante ser a estrela do look, combinando-o com uma cor neutra e pálida. Surpresa: o branco cumpre esse papel como nenhuma outra! 

Uma boa sugestão para um look sofisticado é escolher uma saia mídi com bordados como a peça principal e combiná-la com uma blusa cropped estruturada, com design em corpete. Sapatos meia pata na cor magenta também são uma oportunidade de exibir a cor do ano 2023 nos acessórios que estão em alta.

Imagem com uma mulher usando um cropped rosa com uma saia midia de babados.

 

3. Look estampado

Não poderíamos deixar de fora a parcela de leitoras que amam dar uma cara mais criativa para seus looks, né? Na tarefa de apostar num visual autêntico, as estampas são algumas das melhores alternativas para flertar com a tendência e se destacar com facilidade. 

Para um rolê mais casual à noite, a combinação de vestido curto e sandálias flatform já conquistaram o espaço no guarda-roupa de fashionistas – é só dar um toque de magenta à sua escolha!

Imagem com uma mulher usando um vestido rosa estampado, uma bolsa de ombro pequena preta e uma sandalia preta

 

É claro, a cor do ano 2023 não passa só pelas roupas, mas também pela maquiagem. Vem ver essas dicas de makes com cor magenta!