Moda e arte se unem na nova coleção Masp Renner

Mulher preta vestindo um vestido de renda branca com estampa. Mulher branca vestindo um vestido de renda branca com estampa

Moda e arte podem até parecer pertencer a universos diferentes, mas têm muito em comum. A moda é uma forma de expressão pessoal e um registro cultural de uma época, assim como a arte. Ambas são formas de comunicação visual que transmitem ideias, sensações e emoções.

Aliás, faz sentido dizer que a relação entre moda e arte é muito próxima, e essa união pode ser encontrada em diversas manifestações culturais ao longo da história. No Brasil, um exemplo dessa relação é a parceria entre o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Renner, que há quatro anos apoia a instituição em duas frentes: no Patrocínio Anual Incentivado e no projeto especial Masp Renner. Quer saber mais sobre as nossas iniciativas em parceria com o museu? Confira a seguir!

Masp: um encontro entre moda e arte

A união entre o Masp e o mundo da moda não é algo novo. Em 1951, o museu foi palco de um desfile histórico de um dos maiores estilistas franceses. O evento marcou a história da moda brasileira, além de estabelecer uma conexão entre a arte e a moda que seria explorada novamente nas décadas de 1960 e 1970, com outros desfiles realizados no mesmo local.

Além de ser uma instituição que conta com o patrocínio da Renner, em 2015 e 2016, a nossa Coleção Masp Rhodia contou com 79 peças com estampas assinadas por artistas plásticos e criadas por estilistas brasileiros. Desde então, temos promovido colaborações entre designers de moda e artistas, em parceria com o museu, para criar uma nova coleção que integra o projeto Masp Renner.

A cada ano, o projeto recebe um novo curador que convida dez duplas de criadores, sempre um estilista e um artista, para trabalharem juntos na criação de looks que depois serão integrados à coleção de moda do museu. O objetivo é explorar as possibilidades de união entre a moda e arte e criar peças únicas, que serão apresentadas em uma exposição inédita.

Renner Cultural: conheça a Coleção Masp Renner

A união entre a arte e a moda dialoga com o projeto Masp Renner, uma oportunidade incrível de ver as duas áreas convergirem em uma experiência única e enriquecedora. A cada nova temporada, novas histórias são contadas e novos talentos são descobertos, criando uma coleção única e inovadora.

A Coleção Masp Renner está sendo desenvolvida em três fases, cada uma com uma curadoria diferente. A primeira fase foi organizada pela curadora Patrícia Carta, entre 2018 e 2019, e a segunda, que ainda pode ser conferida no museu, pela curadora Lilian Pacce, entre 2020 e 2021. A terceira e última fase, que terá exposição em 2024, é organizada pela curadora Hanayrá Negreiros.

Desde a sua criação, o Masp Renner tem sido um sucesso, com colaborações que vão desde a pintura e a escultura até a fotografia e a literatura. Cada temporada é única e apresenta uma nova perspectiva sobre a relação entre a arte e a moda brasileira.

Ao final de três ciclos de produção, o projeto será finalizado com um desfile que apresentará toda a coleção nas dependências do museu, seguido de exposição, catálogo e produção de vídeos curtos com registros do processo criativo e da parceria entre os artistas e estilistas. É um momento único para os amantes da arte e da moda, que têm a oportunidade de conferir a beleza e a criatividade dessas peças únicas, produzidas a partir da colaboração entre estilistas e artistas brasileiros.

Viu como a Renner também está contribuindo para a preservação do patrimônio cultural e artístico do país, ao apoiar a união entre moda e arte em uma das instituições culturais mais importantes do Brasil? A propósito, esta iniciativa não termina por aqui. Aproveite para conferir a nossa parceria com o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.