Quando a gente ouve falar numa tendência de moda, é comum imaginar uma galera fashionista se esforçando para criar combinações mirabolantes. E quem gosta de um visual superdespojado e “sem esforço” também tem seu espaço? Sim! E o indie sleaze traz essa proposta com perfeição.
Assim como diversas tendências que surgiram nas últimas décadas, o estilo indie sleaze, que nasceu nos anos 90, começou a aparecer novamente nos feeds de influenciadores de moda e no street style, o que significa que está na hora de ficar de olho, já que a estética promete ser o novo cool.
Se você ainda não conhece o indie sleaze, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a sua origem, a sua estética e, de quebra, mostramos 4 inspirações de looks masculinos e femininos. Chega mais!
O que é o indie sleaze?
O que é esse tal indie sleaze? Basicamente a fusão perfeita entre o lado descolado do estilo indie e o rock “largadão” e barulhento do sleaze. Pense em jeans rasgados, camisetas de bandas e botas de couro combinados com o som de guitarras distorcidas e letras grudentas. É uma estética que sempre esteve presente na cena underground, e agora vem conquistando também o grande público.
Como surgiu o estilo indie sleaze?
O indie sleaze é um daqueles estilos que sempre estiveram por aí, perambulando pelas margens do mainstream e esperando pelo momento certo de explodir na cena fashion. É difícil apontar uma data específica para a sua origem, porém podemos dizer que ela começou a ganhar força na década de 90, quando bandas da estética grunge estavam liderando a cena com um som disruptivo para as massas.
Mas foi nos anos 2000 que o indie sleaze realmente começou a se firmar como um estilo único e distinto. Nessa época, diversas bandas trouxeram o som do garage rock de volta à vida, combinando-o com a atitude cool do indie rock. E, assim, nasceu um novo movimento que celebra a autenticidade, a individualidade e a criatividade num resultado que parece “sem esforço”.
Como se vestir no estilo indie sleaze: 4 looks para entender a estética
O indie sleaze permite algumas composições versáteis e bem descoladas, tanto masculinas quanto femininas, como os 4 looks a seguir.
1. Look com jaqueta biker
Sobreposições com jaquetas são a cara do indie sleaze, ainda mais no modelo biker. Com um vestido curto de animal print e botas cano médio, esta composição é perfeita para festivais e shows de rock. Bolsas de tachinhas e óculos de sol também são a cara desse estilo.