Moda utilitária: descubra tudo sobre essa tendência

Mais do que uma forma de expressão, as roupas precisam ser funcionais: ao nosso corpo, àquilo que a gente acredita e, principalmente, às atividades do nosso dia a dia. 

Nessa necessidade de a roupa se adaptar às nossas necessidades, a moda utilitária aparece como tendência que chega para dar o que falar (de coisas boas, é claro!). Vem saber mais! 

Afinal, o que é a moda utilitária?

Como o nome mesmo sugere, a moda utilitária tem como principal característica encarar a roupa de forma funcional, unindo conforto, estilo e versatilidade. 

Inspirada em peças de vestuário práticas e utilitárias, como as roupas cargo, utilizadas por profissionais de áreas como a militar e a operária, a tendência ganhou destaque nos últimos anos por sua abordagem prática e contemporânea.

Qual a importância da moda utilitária hoje em dia?

No cenário atual da moda, a importância das roupas utilitárias é indiscutível. Afinal, a gente busca peças que não apenas expressam nosso estilo pessoal, como também atendam às particularidades do nosso dia a dia.

A moda utilitária preenche essa lacuna, oferecendo roupas que são ao mesmo tempo elegantes e funcionais, permitindo que as pessoas se movimentem com liberdade e conforto, sem abrir mão do estilo. 

Peças indispensáveis nos looks utilitários

A moda utilitária traz além de conforto, a versatilidade, o que torna mais fácil a transição entre diferentes ambientes e ocasiões.

Para montar um look urbano,por exemplo, aposte nos conjuntos em sarja e explore as combinações nos pés: nos dias mais frios, coloque uma ankle boot, para o office look, vá de mule ou oxford. 

Agora se a prioridade for ser fashion & trendy, invista nos calçados com sola tratorada Confira como montar looks incríveis para diferentes ocasiões

Macacão cargo

O macacão ganha detalhes que o torna chique e funcional. A opção curta aparece com mangas mais amplas, já a sua versão longa vem acompanhada de uma pantalona.  

Como a roupa precisa ser funcional, as cores acompanham essa proposta. Por isso, espere por peças com cores neutras e fáceis de combinar, bem no mood militar-safari. 

A ideia aqui é ter praticidade e otimizar o tempo na hora de escolher o que você for usar.

Bermuda cargo

A bermuda cargo é outra peça versátil nos looks utilitários. Com seus bolsos espaçosos e design despojado, ela é ideal para quem busca conforto e praticidade sem abrir mão do estilo. 

Ela pode ser uma peça essencial para dias quentes, e combinada com uma sandália de salto deixa o look com uma pegada esportiva chique.

Calça cargo

Lembra dela? Quem viveu os anos 1990 e 2000 abusou dos looks com calça cargo e eis que ela retorna cheia de energia!

A calça cargo é um clássico da moda utilitária e voltou com com mais bolsos utilitários e um corte despojado, perfeita para criar looks modernos e funcionais.

Vai bem tanto com camisa social ou camiseta. Fora que também fica supercharmosa com sapato de salto, dando mais bossa ao uso da peça.

Vestido cargo

O vestido cargo é uma opção prática, além de elegante, e acaba sendo uma ótima porta de entrada para quem quer aderir à tendência utilitária. Com detalhes funcionais e um design contemporâneo, ele vai bem no trabalho, happy hour ou passeios de fim de semana.

Além disso, ele combina com diferentes tipos de sapatos. Seja na delicadeza do salto, na praticidade dos tênis ou na potência das botas e coturnos, você consegue encontrar a opção que mais se encaixa no seu estilo e com a ocasião.

Saia cargo

Seja ela larga com bolsos laterais, comprida ou curta, os looks com saia cargo reinaram como uma das principais tendências do verão e, ao que tudo indica, seu posto será mantido nas próximas estações. 

Com  forte estética militar, a peça, que é um desdobramento da calça cargo criada para o exército britânico na década de 1940, é uma escolha versátil para qualquer guarda-roupa.

Veja algumas ideias que certamente vão te inspirar a adotar uma saia cargo como peça-chave:

Saia cargo curta

Para dias quentes, que tal combinar uma saia cargo mini com regata e tênis? Com a cintura alta e bolsos laterais, essa saia transforma um look básico em algo elegante. Se esfriar, adicione uma jaqueta de couro para completar o visual.

Já para dias mais frescos, mantendo a mesma pegada, você pode usar uma saia mini com bota e apostar em uma jaqueta cargo.

Saia cargo midi

Combine uma saia cargo midi com uma bota cowboy e uma camisa de mangas curtas. Para um visual clean, opte por modelos com corte reto e bolsos minimalistas, permitindo que a bota e outros acessórios se destaquem no look.

No vaivém de tendências, a moda utilitária é uma das macrotendências que vão estar presentes na coleção Outono Inverno 2024 e chega para ficar. Além de nos fazer refletir sobre a importância de vestir peças confortáveis e que trabalhem a nosso favor.  

Se você curtiu essa trend, prepare-se, pois a autenticidade vem com tudo na coleção Outono Inverno 2024 Renner.