Tendências de maquiagem, será que você realmente precisa seguir todas? Angélica Silva responde

Já faz muito tempo que as it girls, blogueiras e celebridades ditam tendências e compartilham técnicas pessoais. Hoje elas se tornam virais tão rápido que vão embora na mesma velocidade que vem, tudo tem a ver com a produção de conteúdo e as redes sociais que priorizaram o formato de vídeo como os mais engajados. Os influenciadores precisam reter a atenção do público e as tendências são uma forma de trazer novas ideias. 

Na verdade, as tais tendências existem a muito tempo, e nada mais são do que um conjunto de técnicas específicas que fazem com que essa maquiagem “aconteça” podemos dizer assim. Ou seja, a forma com que é feita a preparação de pele, a escolha de cores e como esses produtos são aplicados, em que lugar no rosto e de que maneira. 

Strawberry make-up por exemplo, tudo gira em torno de uma pele bem hidratada e a aplicação de poucos produtos em áreas específicas para correção de algumas marcas, como olheiras e pequenas manchinhas. A dica é investir em produtos cremosos que sejam multifuncionais e podem ser usados nos lábios, olhos e rosto, tudo para um ar natural e fresh. 

A Latte make-up envolve usar produtos puxados para o marrom e tons dourados quase acobreados. Você pode usar texturas diferentes para a mesma cor em partes diferentes no rosto, ou otimizar suas paletas que muitas vezes ficam paradas sem uso para aproveitar todos os tons de marrom possíveis. Outra dica de milhões é investir em paletas menores e compactas que vão ser aproveitadas todas as sombras. 

E a trend messy girl, que traz uma maquiagem mais descontraída e desalinhada, que não parece ter muito acabamento, com uma aparência fim de balada como traduz a geração Z? Ela pode ser uma boa opção para quem gosta daquela nostalgia dos anos 2000 mas com técnicas atuais.

Coquette e Peach Fuzz 

Nas makes, a estética coquette e peach fuzz se assemelham no acabamento. O que muda são as cores, tons rosados mais claros com brilho rosado e maquiagem com tons alaranjados, a tendência gira em torno da cor do ano. As técnicas conversam bastante com a era clean girl que praticamente foi o assunto mais falado no ano de 2023. O ideal é criar algo monocromático, o que torna essa maquiagem ainda mais fácil e de prática execução.

O mais incrível é que com poucos produtos, aqueles que muitas vezes estão esquecidos na sua necessaire, é possível adaptar e trazer cada tendência ao seu favor – não necessariamente igual ao que é proposto, a ideia é usar aquilo que funciona e se divertir misturando técnicas há aquilo que você já conhece. Sempre que for fazer alguma trend nova junte tudo que você tem e faça uma lista daquilo que vai ser legal para você no dia a dia. Maquiagem é algo extenso e fala muito sobre nossa personalidade, então aproveite para aprender coisas novas e se redescobrir.