Como escolher perfume: guia básico para a fragrância ideal

Os cheiros têm um poder incrível de nos transportar para outros tempos e lugares, além de evocar sensações e emoções. Não há dúvida de que uma boa fragrância pode deixar uma impressão inesquecível. Mas, assim como qualquer arte, a perfumaria tem sua própria linguagem e compreendê-la ajuda se você quer saber como escolher o perfume ideal

Anda se perguntando “qual é o perfume que combina comigo?”, relaxe! Preparamos um guia básico e descomplicado para ajudar você a encontrar a fragrância perfeita e, também, escolher um presente especial. Vamos lá!

Como escolher o perfume certo para você?

A primeira coisa a considerar é o que você, realmente, gosta e o que procura em um perfume. Você prefere algo mais sutil e fresco ou mais marcante e intenso? Há muitos tipos de perfume, e a escolha certa depende do seu estilo de vida, da ocasião e, até mesmo, da estação do ano.

Para tomar a melhor decisão, você precisa conhecer os diferentes aspectos que compõem um perfume. Isso inclui as notas olfativas, a concentração da fragrância e, claro, como ela reage na sua pele. 

Uma dica que não falha nunca é confiar no seu gosto! A escolha do perfume é muito pessoal e deve refletir o que você gosta e como deseja se expressar. Não se prenda apenas às tendências ou às opiniões de outras pessoas. O perfume ideal é aquele que faz você se sentir confiante e bem consigo.

É por isso que faz sentido ter mais de uma fragrância. Por exemplo, para um dia em que você está se sentindo mais livre, para outro em que está se sentindo mais sexy… Os perfumes ajudam a gente a mostrar nosso mood!

Qual é a intensidade do perfume que combina com você?

Os perfumes são classificados com base em sua concentração de óleos essenciais, o que determina a intensidade e a durabilidade da fragrância. Então, se sentiu curiosidade para saber a diferença entre eau de parfum e eau de toilette, nós vamos te contar.

Eau de parfum

Esse é o tipo de perfume com a fragrância mais intensa, geralmente, entre 15% e 20% de concentração. Se você quer um perfume que dure o dia inteiro e só precise de uma aplicação, esta é a escolha perfeita. 

Eau de toilette

Um pouco mais leve, o Eau de toilette tem entre 5% e 15% de concentração. Ele é ideal para o dia a dia, pois é mais discreto, mas ainda deixa uma marca sutil e agradável. Bom para quem curte algo mais equilibrado.

Eau de cologne

Com uma concentração entre 2% e 5%, o Eau de cologne é para quem prefere algo mais leve e refrescante. Ótimo para usar em momentos mais casuais ou quando você só quer um toque de frescor.

Eau fraiche

Uma versão mais suave, o Eau fraiche conta com apenas 1% a 3% de concentração. É quase uma água perfumada, perfeita para aqueles dias em que você só quer um cheirinho bem leve e sutil. Um típico perfume de verão!

Quais são os sete tipos de perfumes?

Agora que você já sabe a diferença de intensidade, vamos falar sobre as famílias olfativas. Existem diferentes tipos de fragrâncias, cada uma com sua própria personalidade.  

Amadeirado 

Se você curte uma pegada mais quente e aconchegante, o perfume amadeirado é a sua cara. Com notas que lembram madeiras, ele passa uma sensação de sofisticação e elegância. É aquele perfume que te abraça, sabe?

Floral

Esse aqui é o clássico dos clássicos. O floral é perfeito para quem é mais romântico e gosta de fragrâncias femininas. Rosas, jasmim, lírios… Esse tipo de perfume é um verdadeiro bouquet em forma de aroma

Mas não se engane: perfumes masculinos também podem ter flores em sua composição.

Oriental

Exótico, envolvente e cheio de personalidade. Se você quer um perfume que seja um destaque, o oriental deve ser a sua escolha. Com notas de especiarias, âmbar e baunilha, é o tipo de fragrância que chega junto e deixa sua marca.

Fresco

Sabe aquele cheirinho de roupa recém-lavada secando ao sol? Então, o perfume fresco é justamente isso. Leve, arejado e limpo, esse tipo de aroma é ideal para quem se identifica com cheiros revigorantes e refrescantes.

Cítrico

O perfume cítrico é pura energia. Com notas de limão, laranja e outras frutas ácidas, a fragrância é perfeita para quem quer se sentir renovado, alegre e cheio de vida. É um estímulo instantâneo para o dia a dia. Costuma ser mais leve e durar menos na pele.

Frutal

Docinho e superjovial, o frutal captura o aroma de frutas como maçã, pêssego e frutas vermelhas. É a fragrância para quem quer um toque açucarado e divertido no dia a dia. Perfeito para quem adora aquele cheirinho de verão, leve e descontraído, que traz frescor e alegria a qualquer momento.

Aromático

Se você prefere aromas mais naturais, com cheirinho de ervas e especiarias, o aromático pode ser uma escolha interessante. Lavanda, alecrim e outras notas herbais criam uma fragrância relaxante e equilibrada. Se o que você busca é um perfume que te conecte à natureza, com um toque de frescor e leveza, o aromático vai te conquistar. 

Leia também: Guia de perfumaria: tudo sobre os tipos de perfume e suas singularidades

 Você conhece os conceitos da perfumaria?

Cada tipo de perfume tem camadas que se revelam ao longo do tempo, e é legal entender isso para saber o que esperar de uma fragrância. Assim fica mais fácil escolher o perfume que tem mais a ver com você.

Notas de saída

Essas são as primeiras notas que você sente assim que aplica o perfume. São mais leves e frescas. Podemos dizer que são como o “cartão de visita” da fragrância. No entanto, elas evaporam rápido, geralmente em alguns minutos, então você não vai sentir esse cheiro por muito tempo, é por no máximo 30 minutos.

Corpo

Depois que as notas de saída evaporam, entram as notas de corpo (ou coração). É quando a fragrância realmente se revela. Essas notas são mais intensas e duram mais tempo na pele, geralmente, de duas a três horas. São elas que definem a personalidade do perfume.

Base

As notas de base, também conhecidas como notas de fundo, são as últimas a aparecer, mas também as que ficam mais tempo com você. Elas surgem quando as notas de saída e corpo já se dissiparam e, por serem mais densas e profundas, podem durar o dia todo. São responsáveis por deixar aquele cheirinho residual que permanece na pele por horas.

Agora que você já viu como escolher perfume, lembre-se de que a escolha de uma fragrância é muito pessoal, então, o mais importante é optar por algo que faça você se sentir bem. E tá tudo certo se no dia seguinte você quiser outra fragrância!

Quer descobrir outros produtos que podem complementar sua rotina de cuidados e perfumaria? Confira nosso artigo sobre body splash. Ele pode ser a adição perfeita ao seu cronograma de beleza e um dia a dia mais perfumado!